Compartilhe este texto

Prévia para 2026, com dobradinha Wilson/Cidade


Por Raimundo de Holanda

07/07/2024 0h01 — em
Bastidores da Política



A eleição municipal em Manaus e nos demais municípios do Amazonas é uma prévia para 2026, quando serão eleitos o próximo governador e dois senadores. Mas o objeto do desejo são as duas vagas para o Senado - que serão  abertas com o fim dos mandatos de Eduardo Braga (MDB), e Plínio Valério (PSDB). Ambos tentarão a reeleição numa disputa  contra adversários que utilizam o pleito deste ano para medir popularidade, formar grupos e fortalecer aliados.

De um lado, o atual governador Wilson Lima; de outro muito provavelmente o atual presidente da Assembleia Legislativa e pré-candidato à prefeitura de Manaus, Roberto Cidade, com uma máquina poderosa, avançando como tratores sobre redutos de Braga no interior. 

Com popularidade em baixa, Braga é eleitoralmente o mais vulnerável, enquanto Plínio mantém um eleitorado de direita, somado ao de centro que pontua como bom o seu trabalho no Senado.

Na outra ponta está o coronel Menezes, que vai disputar uma vaga de vereador em outubro, mas está olho no Congresso Nacional.

Menezes precisa de um partido para chamar de seu, sem os riscos de rasteira que o excluam do pleito, como ocorreu quando se credenciou para disputar a Prefeitura de  Manaus e foi preterido pelo PL. Se conseguir se habilitar como candidato o senador em 2026, será mais uma pedra no caminho de Braga e Plínio.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Eduardo Braga, eleição 2024, Roberto Cidade, Wilson Lima

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.