Propaganda eleitoral sem regras no WhatsApp
A campanha eleitoral deste ano foi antecipada pelos políticos e chegou forte nos aplicativos como WhatsApp . Agora dá para mentir mais, conspirar mais, entrar na casa dos eleitores usando nome falso e atacar criminosamente os adversários. É esse jogo sem regras que o TSE tentará conter, mas parece ainda não dispor de tecnologia para impedir nem as “fake news” nem os ‘memes’ que forjam o ridículo ao toque de um teclado.
Mais do que a TV, que perde terreno a cada dia, os aplicativos, além de eficientes no contato com o eleitor, tem uso quase irrestrito e se tornaram perigosos instrumentos de desconstrução da imagem da concorrência.
Checar se uma informação é verdadeira é um cuidado que poucas pessoas tem. E inocentemente ainda ajudam a propagar a mentira. E essa eleição vai ser uma guerra suja em um terreno minado. O tamanho do dano será grande, principalmente para quem está disposto a fazer a coisa certa.
PESQUISAS NAS RUAS
O Instituto Diário deve divulgar entre hoje e quarta-feira a primeira pesquisa registrada junto ao TSE com os nomes dos prováveis candidatos ao governo do Amazonas nas eleições deste ano. O Instituto trabalha com três cenários. No primeiro deles constam os nomes de Amazonino Mendes, Arthur Neto, David Almeida, Junior Brasil, Praciano, Rebecca Garcia, Silas Camara e Wilson Lima. No segundo cenário há a substituição de Arthur por Marcos Rotta e no terceiro cenário tem a inclusão do nome de Omar Aziz , com exclusão de David Almeida, Rotta e Arthur.
@@@
Outra pesquisa registrada é do Instituto do Norte (IPEN). A pesquisa foi realizada apenas no município de Tefé, registrada no dia 23 de março, com previsão de divulgação no dia 29
PREFEITA INVESTIGADA
A ex-prefeita de Jutaí, Marlene Gonçalves Cardoso (PMDB), é alvo de instigação do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF) por desvio de R$ 1.020.000,00 em recursos federais do Programa de Requalificação de Unidade Básica de Saúde (UBS), destinados para construção de uma UBS fluvial. Um Inquérito Civil foi instaurado pelo procurador da República, Pablo Luz de Beltrand, de acordo com publicação no Diário Oficial do MPF de sexta-feira (23).
TÁXIS REGULAMENTADOS
A Prefeitura de Manaus publicou os Decretos nº 4.036 e 4.037, no Diário Oficial do Município de sexta-feira (23), que regulamentam os Serviços de Transporte Individual de Passageiros em Veículos de Aluguel, denominados Táxi e Mototáxi.
SAIU O ESTATUTO
O prefeito de Manaus, Arthur Neto, aprovou a criação de um estatuto para o Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama Elisabeth Valeiko. O Fundo foi criado logo no início do segundo mandato de Arthur, em 2017. A norma regulamenta as competências da entidade que tem papel de combater a desigualdade social.
NOVO PROCURADOR
O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nomeou José Luis Cantuária dos Reis, para o cargo de Procurador Geral que estava vago desde a saída de José Fernandes Júnior, que deixou o cargo após ser escolhido para vaga de juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Cantuária é advogado atuante das áreas cível, penal, administrativa, trabalhista e tributária.
LEI DE INFORMÁTICA
Membros da Comissão Mista da MP nº 810, do Congresso Nacional, que altera a Lei da Informática na questão da aplicação de recursos e outros dispositivos, virão a Manaus na terça-feira para uma audiência pública na Assembleia Legislativa.
@@@
O ponto que mais interessa é a aplicação dos mais de R$ 1 bilhão que foram arrecadados por empresas do paquera industrial de Manais e que não foram aplicados em P&D no Amazonas.
INTROMISSÃO INDEVIDA
A suspensão da eleição na UEA, que seria realizada semana passada, gerou polêmica no meio acadêmico e político. O reitor Cleinaldo Costa reagiu com nota lamentando a decisão do Judiciário , que segundo ele contraria a independência do Conselho Universitário.
APONTANDO O DEDO
Na quarta-feira, na Assembleia, o líder do governo Dermilson Chagas apontou o dedo para o colega José Ricardo: “O Sr. joga pra plateia. Tem uma eleição na UEA e o Sr. quer politizar a questão.”
ASSUNTOS: memes, propaganda, whatsapp
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.