Compartilhe este texto

A proposta de acabar com a ZFM é polêmica e nada responsável


Por Raimundo de Holanda

23/11/2017 22h04 — em
Bastidores da Política



Um relatório recente do Banco Mundial cita a Zona Franca de Manaus como uma das políticas econômicas ineficazes para o Brasil e aponta que a extinção do modelo econômico não prejudicaria a economia do Amazonas.

Tem razão o banco quando diz que o modelo ZF ficou no passado. Ele foi criado por economistas  apenas como uma ‘passagem’ para a globalização econômica.

Mas isso não dá o direito de seus técnicos confundirem alhos com bugalhos. O modelo dec Manaus   é de um polo industrial incentivado, com finalidade específica de desenvolvimento sustentável.

Graças a ele é possível manter a maior parte da floresta amazônica intocada. E mais, sustentando a climatologia que faz do Brasil um dos maiores produtores de grãos do mundo.

Mais valia teria se tal documento recomendasse ao Brasil pagar por esse benefício que  a ZFM presta  ao país. O agronegócio deveria recolher uma taxa de sustentação do clima.

Da mesma forma que deveria recomendar ao mundo que todos os países ricos e poluidores mantivessem indústrias de alta tecnologia aqui na Amazônia.

Lado a lado

Amazonino Mendes, Arthur Neto e David Almeida vão estar juntos na mesa durante a abertura do 1º Seminário Municipalista da Assembleia Legislativa, dia 29. Junto com eles o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski e o da AAM, Anderson Cavalcante.

As palestras envolverão educação, segurança pública, saúde, situação da UEA no interior, recriação do ICOTI e criação da Universidade Federal do Alto Solimões, dentre outros.

Arthur e Meireles

A  mídia nacional mostrou os caminhos diferentes que dois pré-presidenciáveis querem seguir. Ao receber apoio declarado do senador Omar Aziz, que sugeriu a possibilidade do ministro |Henrique Meirelles ser seu vice, Arthur Neto disse que “topo Meirelles como vice”.

@@@

Já Lula que vem fazendo campanha pra ele “e para qualquer candidato da esquerda”, disse que “quero um adversário com a logomarca da Globo”, referindo-se a Luciano Huk.

Pré-campanha aquecida

A pré-campanha eleitoral está aquecida. Uma caravana de deputados segue para Parintins, liderados por Sabá Reis, para a inauguração do Polo da Defensoria Pública, que atenderá os cinco municípios do Baixo Amazonas.

@@@

A partir de hoje, três defensoras e dois defensores estarão atendendo a população local em suas questões judiciais gratuitamente.

Briga de clérigos

As antigas querelas entre membros do alto e baixo clero da ALEAM foram ressuscitadas ontem pelos deputados Donmarques (PSDB) e Abdala Fraxe (Podemos). “É preciso acabar com esse negócio de alto e baixo clero aqui”, protestou o tucano, acusando Abdala de querer cortar sua fala durante o pequeno expediente da Casa.

David, mau pagador

“Virou mania da oposição agora jogar a culpa das mazelas dos governos anteriores nas costas da administração Amazonino Mendes”, se indignou o líder do Negão na ALEAM, deputado Dermilson Chagas. “As cooperativas médicas estão sem receber há meses e isso não é culpa do atual governo”, criticou ele, direcionando seus ataques ao bloco de oposição comandado por David Almeida (PSD). “Esse pessoal pensa que o Negão é algum Chapeuzinho Vermelho ou o Bill Gates”, disparou.

 Thomé exonerado

De acordo com o Decreto N. 0200, de 3 de novembro/2017, o prefeito Antônio Peixoto, de Itacoatiara, exonerou o ex-deputado federal João Thomé Mestrinho, do cargo de representante de Itacoatiara em Manaus. Ele agora passa a fazer parte da assessoria pessoal do governador Amazonino Mendes.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Bird, Manaus, ZFM

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.