Quando a esquerda conspira contra a liberdade de expressão
- Ou aprendemos a conviver com opiniões diferentes das nossas, ou muito mais cedo do que pensamos cairemos numa ditadura fundada no argumento de que é necessária para defender - vejam o paradoxo - a democracia.
Há razões para não gostar dos que seguem à risca a cartilha do bolsonarismo, mas é preciso não confundir livre manifestação do pensamento com terrorismo ou golpe de estado, incitação à violência ou atentado ao sistema democrático.
Tudo o que se esperava de um governo Lula era o fim das hostilidades. Mas a esquerda insiste, por outros métodos, em seguir os caminhos da direita, conspirando contra a liberdade e a democracia.
Uma postagem do deputado Ricardo Sales (PL-SP) no X, fazendo alusão a suposta tentativa de golpe na Bolívia, foi o bastante para o PSOL representar contra o parlamentar na Procuradoria Geral da República. O partido, que é vezeiro em acionar as cortes superiores, interpretou a postagem de Sales como evidente frustração com o Exército brasileiro por não ter feito o mesmo no Brasil.
Pode ser que a postagem "em Bolívia las melancias tienem cojones", tenha sido uma forma de Sales dizer isso mesmo - que lá os militares têm culhões, mas qual o crime do parlamentar ?
Ou aprendemos a conviver com opiniões diferentes das nossas, ou muito mais cedo do que pensamos cairemos numa ditadura fundada no argumento de que é necessária para defender - vejam o paradoxo - a democracia.
Hoje os tribunais brasileiros já acusam, prendem e julgam em nome da democracia. O que é meio caminho para uma ditatura sem volta.
ASSUNTOS: Golpe na Bolívia, Liberdade de Expressão, PGR, PSOL, Ricardo Sales, STF
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.