Reação de Brasília sobre deportados por Trump foi cínica
- O que os brasileiros deportados ganharam nos EUA, trouxeram: algemas.
ouça este conteúdo
|
readme
|
Os 80 brasileiros deportados ontem pelos EUA chegaram algemados, provocando reações do governo Lula. A questão é que estavam ilegais no país de Trump e, como latinos sem eira nem beira, eram considerados perigosos. Foram em busca de um sonho impossível - encontrar liberdade, oportunidade, respeito a diversidade, prosperidade.
A reação de Brasília foi cínica: "houve flagrante desrespeito aos diretos fundamentais dos cidadãos brasileiros."
Ora, esses direitos são rotineiramente violados no Brasil, seja porque acusados não têm direito ao devido processo legal e a ampla defesa, seja porque residências são violadas em investidas policiais sem a fundamentação legal sólida, autorizadas por juízes desatentos, com base em achismo de investigações sabidamente falhas.
Claro que há exceções. Mas são provas claras de que o Brasil trata mal seus cidadãos e caminha para se tornar um estado policial, o que explica, em parte, fora a falta de oportunidades, a evasão de brasileiros buscando sonhos para além das fronteiras do país.
Voltando ao uso das algemas que indignaram as autoridades brasileiras, talvez tenha sido um excesso, mas não se sabe como os norte-americanos avaliavam o comportamento desses cidadãos e o tipo de segurança que achavam necessário para proteger a tripulação durante o voo.
ASSUNTOS: algemas nos brasileiros, Brasil, brasileiros deportados, EUA, Trump

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.