Compartilhe este texto

Sem chá de cadeira e dentro do nosso terreiro


Por Raimundo de Holanda

05/12/2017 21h06 — em
Bastidores da Política



Depois de 42 anos, o povo de Manaus vai ver um ministro da Fazenda pessoalmente. Henrique Meirelles vem cumprir agenda na cidade amanhã, para uma reunião com o governador Amazonino Mendes e com empresários sobre a política de incentivos da ZFM.

Para Amazonino, a vinda do ministro é uma oportunidade histórica para travar um diálogo técnico ‘tête-à-tête’ sobre os prejuízos que certas medidas em Brasília causam à ZFM.

Para os empresários, é também uma rara oportunidade de ‘debater’ com o comandante da economia do país dentro do nosso terreiro, invés de tomar chá de cadeira em Brasília.

Afinal, o último ministro da Fazenda que veio a Manaus no cargo foi Mário Henrique Simonsen, para inaugurar a ponte de Educandos em 18 de outubro de 1975.

Filiado ao PSD do senador Omar Aziz, Meirelles é tido como principal estrela do partido no governo Temer e sua vinda faz parte de um programa de ‘popularização’ de imagem.

 CONDENADO PELO TCE

O ex-secretário da Seduc Rossieli Soares da Silva foi condenado pelo TCE a pagar multas e glosa no valor de R$ 2,2 milhões Glosa é um termo complicado que os  leitores  sempre perguntam seu significado.   Trata-se de cobrança identificada pelos conselheiros que julgaram as contas de RossielI,  e que não coincide com os serviços contratados pela Seduc. O TCE deu um  prazo de 30 dias para o ex-secretário recolher o dinheiro e sanar  as irregularidades apontadas nas contas de 2013.

 VOO SOLO DE BOSCO

O tucano Bosco Saraiva se lançou num voo além dos seus limites, trocando o PSDB pelo Solidariedade. O risco é descobrir tardiamente que o novo partido não tem o combustível necessário para mantê-lo voando…  

MUDANÇAS NO GOVERNO 

Ontem, o governador Amazonino Mendes começou a mudar as caras no governo, começando pela Seduc com Lourenço Braga assumindo a pasta. O motivo das trocas é a falta de “pendor e vocação” para um governo que exige presteza e resultados em pouco tempo

EDUCAÇÃO E TRÂNSITO

O Catálogo de Jogos do “Projeto Transversalizando o Trânsito”, idealizado pelos educadores do Manaustrans, foi selecionado como o melhor programa de educação de trânsito do Brasil, ganhando no “XVI Prêmio Denatran de Educação no Trânsito 2017”, na categoria.

VICE CONFUSO

Fato hilário ontem na ALEAM, quando o presidente em exercício, deputado Abdala Fraxe (Podemos), negou aparte a Dermilson Chagas (PEN), comunicando a este que a concessão de aparte no pequeno expediente havia sido extinta em votação ocorrida na semana passada. “Mas, não houve votação nenhuma no correr da semana passada”, argumentou Dermilson. Sem graça, Abdalla teve que concordar com o aparte solicitado pelo líder governista.

FUTURO DE RAMOS

Nos bastidores do PR crescem as especulações sobre o futuro de Marcelo Ramos. O partido está prestes a bater o martelo sobre a candidatura dele à Câmara Federal em 2018. Conversa sobre governo do Estado, nem pensar.

DIA "D" DAS EMENDAS

Encerrado o prazo para a apresentação de emendas impositivas à Lei Orçamentária (LOA) para o exercício de 2018, a Comissão de Finanças da ALEAM, sob a presidência do deputado Josué Neto (PSD), se reúne a partir das 9 horas desta quarta-feira (6) para debater 568 emendas encaminhadas pelos parlamentares até o último dia 29.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, meirelles, ZFM

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.