Compartilhe este texto

Sem saída, governo mira o bolso do contribuinte


Por Raimundo de Holanda

16/01/2015 0h14 — em
Bastidores da Política



O presidente do Cieam, Wilson Périco, deu a “dica” sobre o caminho que o novo governo da presidente Dilma Rousseff pretende trilhar para manter a economia “equilibrada” mesmo diante da crise geral que assola o país. Ele diz que a preocupação política é “aumentar a arrecadação e não o crescimento da indústria”. Ou seja, para bom entendedor isso significa que o governo do PT, encurralado pelos próprios desmandos e escândalos de desvios bilionários de recursos públicos, decide agora meter a mão no bolso do povo para recuperar o seu poder econômico.

SEM CONVENCER

O ministro Eduardo Braga continuou ontem dando respostas evasivas para a imprensa, diante das questões que envolvem seu conturbado ministério. Não soube dizer de quanto será o aumento na tarifa de energia. “Pode sofrer uma mudança significativa”. Repetiu versos do economês a respeito do rombo nas distribuidoras. Reuniu com parte da diretoria da Petrobras, mas não soube definir se diante da crise a empresa vai reduzir investimentos. "Ainda não estamos com esse cenário decidido". Só no final teve uma afirmativa, quando falou da escolha do diretor João Adalberto Elek Junior: "Esse é o bom caminho para a Petrobras".

A REFORMA DE ARTUR

A primeira parte da reforma administrativa do prefeito Artur Neto só teve uma novidade. O anúncio de Alexandre Morais para o comando da Seminf, um gestor de Segurança Pública pós-graduado pela Unemat (MT). Segundo o prefeito, Morais não é um especialista em obras, mas “é especialista em seriedade e disciplina”. Entre contingenciamento de 12,6 % do orçamento (R$ 350 milhões) e outros cortes de despesas, o prefeito pretende economizar R$ 577 milhões.  Artur espera enfrentar neste ano um crescimento de menos de 1% do PIB brasileiro e a inflação prevista superando a meta do governo.

ERROU O GOL

O deputado federal Pauderney Avelino não conseguiu emplacar sua pretensão de ficar com a Semed na cota do seu partido, o Democratas. Humberto Michiles, que era suplente do vice-governador eleito Henrique Oliveira e tinha direito a um mês de mandato, renunciou à vaga para permanecer no cargo de secretário.  Pauderney também tentou a Seduc, mas não teve êxito.

PSD TEM CONTAS REPROVADAS

O juiz da 16ª Zona Eleitoral de Manicoré, José Renier da Silva Guimarães, julgou desaprovadas as prestações de contas relativas às eleições de 2012 dos diretórios municipais do PRP, PSDB, PSD. Entre as inconsistências está a captação de recursos estimáveis em dinheiro sem a comprovação da aplicação por meio de recibos.

ALERTA TARDIO

O Tribunal de Contas do Estado publicou uma série de alertas sobre municípios que não aplicaram o valor mínimo exigido por lei na educação e saúde, por exemplo. Iranduba é um desses municípios que, até o 2º bimestre de 2014 aplicara 14,01% dos 15% que é o piso, e em educação chegara a  14,12%, quando o múnimo é 25%. O pagamento a professores era de 46,78¨, e o piso 60%.

@@@@

O alerta, se depender da publicação no Diário Oficial Eletrônico, não vai servir de nada pois o ano de 2014 foi-se.

A QUEM INTERESSAR

Nos próximos dias 2 e 6 de fevereiro o TCE/AM realiza licitação via pregão presencial na modalidade de menor preço para registro de ata de preços referente à compra, por 12 meses, de água mineral com e sem gás, assim como leite em pó integral para consumo daquela corte.

PAGAMENTO DE INDENIZAÇÕES

A Câmara Municipal de Manaus  está convocando mais 31 ex-funcionários para comparecerem à diretoria de finanças a partir do dia 19 de janeiro para receber indenizações devidas de exercícios anteriores. A lista dos convocados está no Diário Oficial Eletrônico desta quinta-feira, dia 15.

‘CONVERGÊNCIA NEGATIVA’

O ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, defendeu, nesta quinta-feira, a atual presidente da Petrobras, Graça Foster. Braga afirmou que não existe uma prova sequer contra Graça e arrematou dizendo que a estatal do petróleo enfrenta uma "convergência de fatores negativos" e seu maior problema é que as empresas contratadas estão enroladas na operação Lava a Jato.

FARPA AOS PETISTAS

Nesta quinta-feira, 15, o senador Aécio Neves lembrou os 30 anos da eleição de Tancredo Neves para a Presidência da República e o fim da ditadura, mas também recordou que ainda falta muito para que o Brasil chegue verdadeiro significado de Democracia, com "pão na mesa de todas as famílias, teto para todos os homens e mulheres, condições de trabalho dignas… além de um governo que trabalhe sem disfarces e privilégios ocultos.”

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: crise econômica, Eduardo Braga, Portal do Holanda, setor energético

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.