Shopping Manauara falha e deve reavaliar segurança
- Mais uma vez e outra vez mais, a questão da segurança dominou os comentários das redes sociais. Mas o shopping é uma instituição privada, que tem seu próprio sistema de segurança e deveria ter mecanismos para identificar e impedir o acesso de pessoas armadas. Nesse aspecto, o Manauara falhou.
A gente tem a ilusão de que um shopping, com tantos seguranças atentos, com radinho na mão, ancorados por um sistema de câmeras espalhadas em cada corredor, é um lugar seguro para se divertir, ir ao cinema, olhar as lojas e, quando sobra uma graninha, fazer compras.
O incidente no Manauara Shopping neste sábado, em que quatro homens assaltaram uma loja e trocaram tiros com a polícia, indica um erro de avaliação e mostra que lugar seguro não existe.
Felizmente, ninguém saiu ferido, mas o desespero foi grande. A evacuação, prejudicada pela pressa com que pessoas tentavam acessar a porta da frente ou os estacionamentos - muitos sem pagar pela vaga ocupada.
O shopping saiu com uma nota chula, muito mais para tranquilizar futuros frequentadores. Mas ao reabrir, o número de pessoas a comparecer foi bem menor - muitas apenas para olhar a loja assaltada - a Vivara. Curiosidade também mata...
Mais uma vez e outra vez mais, a questão da segurança dominou os comentários das redes sociais. Mas o shopping é uma instituição privada, que tem seu próprio sistema de segurança e deveria ter mecanismos para identificar e impedir o acesso de pessoas armadas. Nesse aspecto, o Manauara falhou.
Vídeos mostram momento do tiroteio no Manauara Shopping com desespero e choro no local; veja
Tiroteio no Manauara Shopping causa pânico em clientes e lojas são fechadas; vídeo
Polícia dá detalhes sobre assalto a loja Vivara no Manauara Shopping
Roubo no Manauara: assaltante tem mandados de prisão por roubo e organização criminosa no Pará
PMs recém-formados foram os primeiros a confrontar criminosos no Manauara Shopping
Assaltante do Manauara fez mulher de 'escudo humano', diz SSP
Criminosos roubam carro no estacionamento do Manauara após tiroteio
Loja da Vivara fica destruída após tiroteio no Manauara Shopping; vídeo
ASSUNTOS: assalto, Manaus, shopping Manauara
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.