Compartilhe este texto

A solidão de Melo


Por Raimundo de Holanda

06/01/2018 21h55 — em
Bastidores da Política



Os amigos perguntam por que  falo da grandeza  de um homem diante de uma circunstância  francamente desfavorável.  De como dou testemunho de qualidades que os outros não veem nele. E respondo que vim de outros mundos, de outras vidas. Que minha amizade é incondicional. Meus filhos sabem disso, minha mulher sabe disso, os amigos  sabem disso… 

Por que não silencio quando fatos apontam que ele  cometeu erros, que foi omisso ou cúmplice ? Por que não acompanho as vozes que o seguiam num séquito de elogio e compadrio e agora se calaram? Porque sou seu amigo, independentemente do seu destino e dos fatos que lhe imputam agora. 

E porque é vitima, primeiro dele mesmo, da sua irritante ingenuidade e incapacidade de perceber as armadilhas que eram tecidas em torno dele; depois,  dos que se faziam de amigos enquanto elaboravam  esquemas dos quais as investigações do MPF e Polícia Federal apontam que ele participou ou deixou que fluíssem e contaminassem toda a máquina pública. 

Mas é meu amigo. E o conheço tão bem que aposto que metade das culpas que atribuem a  ele são fatos sobre os quais está sabendo agora. 

Possivelmente lhe omitiram muita coisa. Inclusive dentro de casa. Mas isso não o isenta dos  erros cometidos em seu nome no governo que ele comandava. Não me constrange lamentar o seu destino. Não participo de seu linchamento público. Apenas sofro com sua dor. 

DUELO TUCANO

A cúpula nacional do PSDB está acertando uma série de debates entre o prefeito de Manaus, Arthur Neto, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que poderá acontecer entre  19 de fevereiro e 4 de março. O duelo será o ponto alto das prévias para a escolha do candidato do partido à Presidência da República.  Um público de mais de 1,2 milhão de tucanos aguarda o confronto.

PSL RACHADO

Por não aceitar o deputado Jair Bolsonaro no partido, a ala Livres, do PSL,vai seguir os passos dos chamados movimentos cívicos, como o Agora! e o Acredito !, buscando legendas para o lançamento de candidaturas independentes ao Parlamento. O grupo diz que o PSL virou “partido da velha política de aluguel”.

DE QUEIXO CAÍDO

Segundo o deputado Dermilson Chagas (PEN), ao determinar o pagamento de mais uma parcela do abono do Fundeb a professores e pedagogos e assegurar o pagamento da quinta parcela para o dia 17 deste mês, o governador Amazonino Mendes “deixou de queixo caído” os seus opositores que apostavam no pior. “Perderam a aposta”, disse Dermilson.

OS MAIS FALTOSOS

Números disponibilizados no site do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo apontam Platiny Soares (DEM), Augusto Ferraz (DEM) e Dr. Gomes (PSD) como os deputados que mais faltaram sessões do grande expediente da Assembleia Legislativa em 2017. Os mais assíduos foram Sabá Reis (PR), Orlando Cidade (Podemos) e José Ricardo Wendling (PT).

DALLAS ASSUME

Dallas Filho resolveu deixar a Setrab e assumir a vaga de Gedeão Amorim (MDB) na Câmara Municipal de Manaus. Era isso ou ele perderia a vaga para o médico Mauro Lippi, segundo na escala de suplentes  de Gedeão.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Edilene, José Melo, maus caminhos

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.