Compartilhe este texto

Tadros e o conflito de competência do MPF e MPE


Por Raimundo de Holanda

16/11/2017 21h02 — em
Bastidores da Política



O Ministério Público Federal investiga, desde 2015, denúncias de irregularidades na gestão do empresário  José Roberto Tadros, no comando dos Sebrae-Am. Em 16 de junho daquele ano  foi aberto  inquérito civil pela procuradora Marisa Ferrari, aparentemente sem conclusão. Agora o Ministério Público Estadual também abre uma investigação, através do promotor  Edgar Maia de Albuquerque. O curioso é que inquérito aberto pelo MPE gira em torno  do mesmo problema:  possível prática de nepotismo na nomeação de David Novoa Tadros, filho de José Roberto Tadros, para o cargo de Analista Técnico, bem como acumulação ilícita do referido cargo com outro na Câmara Municipal de Manaus, entre os anos de 2013 a 2015. A questão é saber onde termina a competência do MPF e quando inicia a do MP-Am para investigar irregularidades em uma entidade privada . O que a sociedade quer é respostas, que as investigações avancem  e pelo visto não avançaram.

AMAZONINO ADVERTE

Uma velha prática no parlamento amazonense começa a ser desmascarada. Na terça-feira passada o governador Amazonino Mendes abriu o verbo contra deputados que usam o cargo para ‘sabotar’ matérias do governo.

@@@

No mesmo dia, a deputada Alessandra Campêlo, que faz oposição a Amazonino, denunciou o uso das CPIs pelos deputados para fazer negociatas escusas.

@@@

No primeiro caso, a ‘ameaça’ seria para a derrubada de projetos do governo; no segundo, a retirada de assinaturas das CPIs em troca de vantagens.

@@@

Ambas a fontes são fidedignas para falar e representam os dois lados da política. E ambas deixaram transparecer que tais atitudes objetivam angariar benefícios pessoais.

ARTHUR EM BH

O prefeito Arthur Neto foi a Belo Horizonte para receber mais um troféu por boas práticas na administração de Manaus. O prêmio “Foco Áquila de Gestão 2018” refere-se aos avanços nas áreas da educação, gestão fiscal e administrativa.

 

Na conferência de abertura do Conescap 2017, no Centro de Convenções Vasco Vasques, Arthur defendeu uma atenção maior do governo para o setor de serviços, responsável, em 2016, por 77% do PIB do país.

CAMPBELL EM MANAUS

Os ministros Mauro Campbell (STJ) e Marco Aurélio de Mello (STF) estarão hoje em Manaus para palestra no seminário de ouvidorias do TCE. Ontem o ministro Walton Alencar Rodrigues (TCU) fez a abertura do encontro diante de pelo menos 600 participantes.

O ADEUS A FEITOZA

O Judiciário amazonense perdeu  uma de suas figuras mais respeitáveis, o desembargador aposentado Paulo dos Anjos Feitoza, falecido pela manhã. Ele ocupou todos os cargos de comando do TJAM e foi duas vezes presidente do TRE-AM.

Ao se aposentar, criou a Fundação Paulo Feitoza dedicada à educação e pesquisa, e que hoje é sinônimo de eficiência em inovação tecnológica e capacitação profissional.

LULA LÁ LÁ

O pedido do Ministério Público Federal do bloqueio de R$ 23,9 milhões do ex-presidente Lula e do filho caçula Luís Cláudio foi feito ao amazonense Vallisney Oliveira, juiz da 10ª Vara Federal de Brasília. Vallisney nasceu em Benjamin Constant e com uma ‘canetada’ poderá deixar Lula precisando do Bolsa Família.

EXEMPLO ARRASTA

Amazonino Mendes deu mostras de que não há tempo a perder, nem mesmo para comemorar seu próprio aniversário, ocorrido nesta quinta (16). Mendes deu expediente normal durante a data e isto lembrou um ditado popular que diz: “As palavras motivam, mas o exemplo arrasta”. Ou seja, quem não entrar no ritmo do “Negão”, roda.

HORA H

Além das notícias e opiniões que você lê diariamente aqui no Portal do Holanda, estamos investindo  para manter você ainda mais informado. Nesta quinta comemoramos o primeiro mês do noticiário "Hora H", com Humberto Amorim. A atração entra no ar de segunda a sexta, a partir das 17h30.

ATRAÇÃO NO PORTAL

Além do Hora H, nossos leitores agora terão o programa "Jack Entrevista". Nosso cientista político e comunicador Jack Serafim entrevistará de segunda a sexta, a partir das 10h da manhã os personagens que estão fazendo história no Amazonas nas mais diversas áreas. A nova atração teve início nesta quinta.

REMANEJAR É A RECEITA

Para o deputado Dermilson Chagas (PEN), líder do governador Amazonino Mendes na Assembleia Legislativa, as previsões de cortes na Lei Orçamentária (LOA) não representam motivo para apavorar ninguém, já que o governo poderá corrigir qualquer problema por meio do remanejamento de recursos

CARAVANA INÚTIL

A caravana comandada pelo deputado David Almeida (PSD) na BR-319 está fadada ao fracasso e, no máximo, produzirá barulhos midiáticos sem qualquer efeito prático à para a luta pela em favor da conclusão das obras do polêmico trecho de 400 quilômetros, eternamente boicotadas pelo IBAMA.

 AVENTURA DE GURGACZ

Em outubro de 2015, um grupo de senadores, sob a liderança de Acir Gurgacz (PDT-RO), percorreu diversos trechos da BR-319, mas, no fim, esbarrou na intransigência do Ibama cujo relatório enfatizou “impactos ambientais” causados pelas obras na rodovia. Moral da história, as obras foram embargadas e os senadores, apesar da sua força política, não conseguiram mudar cenário algum..

CASO SABINO

Encerra em 15 de dezembro o prazo legal para que o deputado Sabino Castelo Branco (PTB) ( que se recupere de um AVC sofrido em agosto) retome suas funções normais na Câmara Federal. Se isso não ocorrer, seu suplente Gedeão Amorim (PMDB) terá que assumir a cadeira. 

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: roberto tarros, sebrae-am

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.