Compartilhe este texto

TCE deve interditar David


Por Raimundo de Holanda

29/08/2017 22h29 — em
Bastidores da Política



A atitude do governador eleito Amazonino Mendes de pedir ao MPC/TCE a interdição dos gastos do interino David Almeida, provocou a reação imediata deste, que foi ontem ao tribunal pedir ‘direito de resposta’ ao presidente Ari Moutinho. Ousado, David criou  uma conta virtual para contrapor a dados que na verdade foram disponibilizados pelo próprio Tribunal, e não pelo governador eleito.

O quadro é de crise profunda. Os argumentos de Almeida provocaram arrepios nos conselheiros que na sessão de hoje devem interditá-lo.  

David disse que  Estado está bem e que tem hoje em caixa mais de R$ 1 bilhão, e que pode pagar as contas sem ‘remorso’. Um governante não deve ter remorso - este é produto de falta confessada. Deve ter atitude e responsabilidade com a coisa pública, que David, por absoluta ingenuidade ( e não má fé, seguramente)  não teve até agora.  Não tinha tino para governar, nem maturidade,  nem responsabilidade na sua visão juvenil da política, nem compromisso com o Estado e sua população. 

Vai precisar de muita lábia para explicar porque tendo dinheiro ‘sobrando’ não resolve os problemas crônicos da saúde e da segurança pública.

Assim como ‘empurra com a barriga’ as datas-bases dos servidores, mantém os cortes nos repasses constitucionais e só paga contas em áreas suspeitas de desvio de recursos.

Também terá de explicar porque precisa ‘fatiar’ o abono aos professores que é feito com verba do Fundeb, recursos que ele não pode mexer para outra finalidade.

DISCURSO DA PAZ

Com um discurso pela paz, o vice-governador eleito Bosco Saraiva retornou ontem à atividade na Assembleia Legislativa, garantindo que “Não há beligerância, não há espírito de guerra, a eleição terminou domingo”.

@@@

Aos deputados levou um recado do governador eleito Amazonino Mendes: “Aquela mão estendida por Amazonino a todos, está estendida por todos nós, como um gesto de grandeza.”

ARTHUR NO TCE

O prefeito Arthur Neto foi ontem ao TCE convidar os conselheiros para uma palestra que irá realizar no dia 11 de setembro, na sede da Firjan, no Rio, sobre o índice classificatório do órgão para Manaus, apontada como a capital mais estável do país.

CHEQUE EM BRANCO

O ex-presidente da Aleam, Josué Neto explicou porque a população colocou um cheque em branco e concedeu a senha da conta do poder público para o Amazonino. “A gente tem certeza que vai ser um bom governo.”

VANESSA INVESTIGADA

Uma semana depois de anunciar ter tido o nome retitado da Lava Jato, a senaDora Vanessa Grazziotin aparece como investigada pela Polícia Federal, pelo crime de captação de dinheiro ilícito. O inquérito contra Vanessa foi enviado à PF pela Ministra Rosa Weber. O caso teve originem nas delações da Odebrecht. Vanessa e o marido Eron Bezerra teriam recebido R$ 1,5 milhão de um dinheiro considerado "sujo". 

REPÚDIO A TEMER

O deputado Sinésio Campos (PT) apresentará hoje ao plenário da Aleam uma Moção de Repúdio contra o presidente Michel Temer por ter privatizado o setor elétrico do país que, conforme o parlamentar petista, praticamente extinguiu o programa Luz Para Todos.

FEMINICÍDIO

A OAB-AM, por meio da Comissão da Mulher Advogada, promove na quinta-feira (31) um seminário sobre o feminicídio, acendendo a polêmica em torno de um assunto impactante tendo em vista o registro de  5.664 mortes de mulheres por causas violentas por ano envolvendo as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonino, David, TCE

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.