Compartilhe este texto

TCE não pode recuar no caso Rossielli - ou fica a um passo de se anular como Corte de contas


Por Raimundo de Holanda

17/04/2018 21h40 — em
Bastidores da Política



A “suspensão temporária” pelo TCE da condenação do ex-secretário Rossieli Soares da Silva, acusado de  pagar por obras não  realizadas, deixa o tribunal na difícil posição de explicar  para a sociedade o que afinal pesa em suas decisões  - se o delito cometido pelo agente público ou a importância política que esse mesmo agente venha a galgar  no momento  seguinte à decisão condenatória.  

Acatar recurso de um condenado  é prerrogativa dos conselheiros, mas parece estranho  anular condenação, ainda que medida transitória,  logo após o réu tornar-se ministro da área em que foi condenado.  

A condenação do agora ministro ocorreu por pagamento de obras fantasmas no Amazonas.  Isso é  fato provado nos autos  e foram essas provas que  serviram de base para a medida condenatória. 

Um recuo agora abalaria profundamente a credibilidade do tribunal.  

SINGER E O LULISMO

Uma perda lamentada por Lula e seus seguidores, a morte do teórico econômico e fundador do PT, Paul Singer, na noite de segunda-feira no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Um dos responsáveis pela ideologia petista, Singer teve forte atuação na ascensão do lulismo no Brasil.

 PSD INDEPENDENTE

A nova bancada do PSD do senador Omar Aziz, que manteve o número de quatro deputados - Ricardo Nicolau, Mário Bastos, Josué Neto e Sidney Leite, que acompanharam a base do governo - anunciou ontem que fará parte do bloco independente na Assembleia Legislativa.

 AMAZONINO E O INTERIOR

O deputado Belarmino Lins (PP) considerou “positivo” o encontro do governador Amazonino Mendes, no sábado (14), com 53 prefeitos do interior, tratando da celebração de convênios abrangendo setores como infraestrutura, mobilidade, educação, segurança, saúde e setor primário. “O governador, na verdade, está tirando os municípios do ostracismo em que viviam”, disse o parlamentar.

 MARINA LANÇA JÚNIOR

 No próximo dia 21 a  ex-senadora Marina Silva lançará em Manaus a pré-candidatura de Júnior Brasil ao governo do Estado. Nesse mesmo  evento o deputado estadual Luiz Castro pode ser lançado oficialmente ao Senado pela Rede Sustentabilidade.

PROCURADORES REAGEM

Em nota técnica, procuradores da República reagiram ontem contra relatório do deputado federal João Campos (PRB-GO) à uma comissão que discute o novo Código de Processo Penal no Congresso Nacional. O relatório limita o poder de investigação do Ministério Público e acaba com a Operação Lava-Jato, dizem os procuradores.

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: ice-am, rossielli Soares

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.