Compartilhe este texto

Tema de redação do ENEM fora de contexto


Por Raimundo de Holanda

03/11/2019 20h09 — em
Bastidores da Política



Está correta a ideia que  alunos  do ensino médio devam ter ao menos uma noção do que é o cinema. Agora, falar de sua “democratização”, como proposto na prova do  ENEM realizada neste domingo  soa como “pegadinha”. Não é um absurdo o tema em si, mas partindo de um governo que tenta manipular a cultura nacional, estabelecido restrições cada vez mais absurdas para investimentos no setor, numa forma de censura velada, é onde reside a estranheza do tema.

Quando se fala em acesso ao cinema, o comum é pensar na sala onde se assiste os filmes. E o sentido de democratizar é fazer chegar a todas as camadas da população.

Por exemplo, a única democratização efetiva ocorrida nos últimos anos está na expansão dos serviços que permitem acesso a filmes e produções audiovisuais via internet/smartphones. Este é um dado do IBGE. Ancine e institutos de pesquisa. Mas quantos estudantes foram orientados a pesquisar o assunto? O tema é fora de contexto. 

Siga-nos no

ASSUNTOS: democratização do cinema, tema da redação do ENEM

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.