Compartilhe este texto

Um apagão previsível, mas o pior ainda está por vir


Por Raimundo de Holanda

15/08/2023 19h20 — em
Bastidores da Política


  • O que o Brasil não está preparado é para um apagão digital, também previsível, em que a internet para de funcionar e o mundo entra em colapso

O apagão elétrico desta terça-feira provocou a suspensão de cirurgias nos hospitais de Manaus, fechou empresas e causou caos no trânsito. Era previsível? Era. Por erro humano, por problemas na conexão de linhas do sistema interligado… Durou seis horas e em certa medida foi suportável. 

O que o Brasil (nem o mundo) está preparado é para um apagão digital, também previsível, em que a internet para de funcionar e o mundo entra em colapso, as bolsas despencam, as moedas desvalorizam, o comércio fecha  e o desespero por alimentos joga vizinho contra vizinho, amigo contra amigo e os saques se espalham pelas cidades.

Com as moedas digitalizadas, fica impossível usar o celular e fazer uso dos mecanismo de compra. É o caos. 

Será que ninguém prevê esse tipo de evento?

Seis horas sem energia e com a internet funcionando de forma precária já causa os estragos que vimos nesta terça-feira, imaginem um mundo sem internet por seis horas, 24 horas, cinco dias, uma semana?

Siga-nos no

ASSUNTOS: Apagão Digital, apagão elétrico

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.