Um caso de bullying no colégio Laviniense
Um caso de bullying no colégio Laviniense chocou alguns pais ontem em Manaus. A desinformação difundida por programas que fazem da notícia um circo depois de reduzirem a verdade a uma questão secundária, acaba contaminando as famílias e o resultado é uma visão distorcida da informação, especialmente por parte de crianças que também fazem juízo de valor e com base nesse juízo constrangem amiguinhos que já sofrem pelos problemas que a desinformação causa dentro de casa.
Hoje, o que dizem de você nesses programas ou nas redes de intriga entra na sua casa, impacta no comportamento de seus filhos, contamina seus amigos e torna sua vida um inferno.
Quando é seu filho que é constrangido na escola, na frente de toda uma classe e do professor, é porque esse veneno corroeu o tecido social e é uma ameaça a todos nós.
Esse caso deve terminar com um pedido de retratação ao pai do aluno e à escola pelos pais da vitima, uma criança de 12 anos. Mas para além da questão legal, é preciso observar que uma criança, por mais problemática que seja, é também uma vítima: dos pais que disseminam falsas informações, da escola que não consegue administrar conflitos que os alunos levam de casa, da educação que está morrendo.
Não há muito a fazer, a não ser lamentar.
ASSUNTOS: bullying, colégio Laviniense, Manaus
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.