Compartilhe este texto

Um PIX para Jair Messias Bolsonaro


Por Raimundo de Holanda

25/06/2023 20h38 — em
Bastidores da Política


  • Bolsonaro errou e deve ser punido, mas é preciso que o julgamento se dê por um tribunal "desapaixonado… "

Se um PIX desse jeito na grave situação de Jair Messias Bolsonaro, ele estaria novamente em condições de disputar a presidência em 2026. Mas está a um passo de ter os direitos políticos suspensos. Bolsonaro governou para ele e sua família e agora começa a ser “comido” pelas beiradas. Para quem disse em maio de 2021:”sou imorrível, já falei que sou imbroxável, incomível”, os fatos mostram exatamente o contrário. 

O Tribunal Superior Eleitoral, que se debruça sobre  as malfeitorias do ex-presidente, possivelmente tomará uma decisão que o matará politicamente. Será  o “jantar” para juízes, que, convenhamos, não precisavam comê-lo tão depressa, nem revelarem  certa suspeição. 

A questão é: Bolsonaro tem inimigos na Corte? Não, mas certamente tem desafetos.  

Bolsonaro errou e deve ser punido, mas precisa que o julgamento se dê por um tribunal desapaixonado… Nunca é demais lembrar que Michel Temer, acusado de abuso de poder econômico em 2014 foi absolvido.  Não se está aqui defendendo a absolvição de Bolsonaro, mas que pesos e medidas não se  diferenciem de um réu para outro. 

Seus seguidores ou viúvas não vão salvá-lo pagando as dívidas que ele contraiu. Isso é coisa pequena. Grandeza é defender um sistema de justiça que esteja acima de questões pessoais e se paute exclusivamente na lei para punir ou inocentar.

Ao pedirem ajuda financeira via PIX para o ex-presidente, seus seguidores apenas expõem a fragilidade do homem que já foi poderoso, mas traiu a confiança de um povo. E, pior, tiram o resto do verniz que escondia um fato que agora pode ser retratado fielmente: Bolsonaro, ao contrário do que dizia, é comível, broxável. E está morrendo de medo de um futuro que se vislumbra dramático para ele. 

Mas tem direito a um julgamento justo. E a composição do TSE aponta em sentido contrário…

Siga-nos no

ASSUNTOS: Bolsonaro, Inelegibilidade, PIX, TSE

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.