Saída de PMs do Batalhão Ambiental pode ter sido acordo com dono de madeireira
Manaus|AM - Uma denúncia que deve ser formalizada nas próximas semanas junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) apresenta à tona uma realidade que poucos sabem a respeito da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
Esta semana o quadro de oficiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) foi reformado. Todos os tenentes e capitães foram transferidos do posto, de onde desempenhavam um trabalho considerado de excelência pela sociedade e também pela imprensa de um modo geral.
A mudança não é à toa. Moradores de comunidades de Manacapuru e Novo Airão são unânimes em dizer que a mudança brusca se deve ao pedido de um empresário do ramo de madeireira que atua na região.
Segundo relatos das pessoas, o homem teria solicitado junto ao Comando que os militares não mais realizassem fiscalizações entre as rodovias AM-070 e AM-352, onde haveria intenso transporte de madeira ilegal por parte do empresário.
O pedido do suposto empresário, o pedido teria sido acatado por oficiais de alta patente da corporação, pois esta semana os militares mais atuantes do BPAmb foram exonerados de sua incumbências junto ao grupamento e transferidos aleatoriamente para Cicons e CPAs da cidade. Essa medida pode ser confirmada através de BG (documento corporativo).
Enquanto isso a população, principalmente do interior, está revoltada com as mudanças apresentadas, pois eles acreditam que “em time que está ganhando não se deve mexer”.
O Portal do Holanda procurou o Comando Geral da PMAM sobre o fato, que emitiu a sequinte nota:
Nota PMAM
O Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas, informa que os motivos apresentados na denúncia sobre as “mudanças no quadro de oficiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb)”, são improcedentes, em razão de os militares do Batalhão já estarem no cronograma da instituição para serem movimentados.
Outrossim, a Corporação esclarece que não compactua com interesses que atendam à vontades particulares ou escusas, e reafirma a sua missão institucional de preservar a ordem pública e o meio ambiente no Estado do Amazonas, oferecendo um policiamento ostensivo de excelência à todos os cidadãos amazonenses.
Veja também
ASSUNTOS: batalhão ambiental, equipes, madeireira, Manaus, oficiais, transferência, Policial