Cientistas criam bateria a base de xixi que pode carregar celulares
Cientistas na Inglaterra desenvolveram uma tecnologia que usa bactérias para gerar energia a partir da urina, ela não gera gases poluentes e tem baixo custo: 2 libras esterlinas, que ao converter fica em torno de 10 reais.
Segundo a revista 'Super Interessante', esta criação usa bactérias para produzir energia a partir de matéria orgânica. Funciona da seguinte forma: ao respirarem, as bactérias oxidam moléculas orgânicas e consequentemente movimentam elétrons.
Essa ação contém o que é necessário para gerar a energia, então os pesquisadores precisam coletar os elétrons enquanto as bactérias respiram. Embora fosse conhecido na ciência, essa modelo não era usado porque a corrente elétrica e a tensão eram baixas, e o foco dos pesquisadores da Universidade de Bath é ultrapassar esse limite.
Na prática, o xixi passa por dentro do mecanismo para que a reação aconteça. Ao contrário das outras formas de gerar energia elétrica, esse processo praticamente não produz lixo residual.
Os cientistas ainda querem mais, o objetivo deles também é levar a energia para regiões em que o sistema cabos de transmissão ainda não chegou, melhorando a tecnologia usando materiais que normalmente são desvalorizados mas que podem ser produzidos diariamente, como foi o caso estudado.
com informações do correio 24horas
ASSUNTOS: bateria, celular, tecnologia, xixi, Tecnologia