Homem cria bebida alcoólica que não dá ressaca
Um cientista britânico afirma ter inventado um “álcool sintético” que não dá ressaca, não lesiona fígado e, até 2050, deve substituir o álcool convencional.
A nova substância, batizada de alcosynth, foi desenvolvida pelo químico britânico David Nutt, do Imperial College de Londres, na Inglaterra, e ex-consultor do governo do governo britânico para assuntos ligados a drogas.
Segundo Nutt, já foram patenteados 90 compostos usando a substância, dos quais dois estão agora sendo testados para uso disseminado.
“Você poderá ter o prazer de tomar um coquetel sem danificar seu fígado e coração. Eles (os compostos) combinam muito bem com mojitos ou com um Tom Collins”, explicou Nutt em entrevista à rede britânica BBC.
O alcosynth
Para chegar ao alcosynth, Nutt e sua equipe estudaram substâncias atóxicas cujos efeitos no cérebro se assemelham aos do álcool.
Embora Nutt esteja mantendo sua fórmula “livre de ressaca” em segredo, ele mencionou a existência de um composto chamado MEAI (3-metoxi-aminoindano), que, segundo ele, é tão relaxante e desinibidor como o álcool, mas não causa perda da coordenação. A substância também não tem calorias, o que também é uma ótima novidade.
Defensores do alcosynth acreditam que ele poderá revolucionar a saúde pública, devido à redução dos gastos com o tratamento de males provocados pelo consumo de álcool. Por outro lado, ainda será preciso esperar um bom tempo para poder pedir uma dose do álcool sem ressaca – os custos de desenvolvimento e as barreiras regulatórias são grandes. Fonte: site Veja.
ASSUNTOS: bebida, ressaca, saúde, Saúde e Bem-estar