Compartilhe este texto

Finalmente a ciência explicou o que você já sabia: beber dá fome

Por Portal Do Holanda

11/01/2017 1h01 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução

Bebidas alcoólicas são ricas em calorias e seu consumo, além de causar embriaguez, também deveria saciar a fome de quem as ingere, certo? Na verdade, não é bem assim: estudo publicado pela Nature e apontou que as "bebedeiras" são um gatilho para a compulsão alimentar.

A fome que aparece após a ingestão de álcool foi explicada por pesquisadores britânicos, a culpa é toda dos neurônios Agrp.

O estudo conduzido por Denis Burdakov, do Instituto Francis Crick, de Londres, mostrou que os principais componentes dos circuitos de alimentação do cérebro, aqueles que desencadeiam a sensação de fome em nosso corpo, são ativados pelo álcool.

Localizados no hipotálamo, os neurônios de Agrp exibem hiperatividade elétrica e bioquímica quando são expostos ao etanol (princípio ativo do álcool). 

O estudo mostrou, ainda, caminho reverso. Ao abolir a atividade deste neurônio, a indução à compulsão alimentar por meio da ingestão de álcool foi neutralizada, mostrando que a atividade da célula de Agrp é essencial para que o álcool estimule a alimentação excessiva. Fonte: site UOL.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: bebidas alcoolicas, estudos, saúde, Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar