Planta medicinal usada como alimento apresenta grande valor nutritivo
A planta Beldroega grande, também chamada de Maria gorda ou Maria gomes, é usada na medicina caseira como emenagogo, diurético, cicatrizante, emoliente, vulnerário e anti-infeccioso. Pode ser consumida em saladas e refogados. É usado pela população cabocla e ribeirinha como alimento nutritivo.
Suas propriedades medicinais são béquica (acalma tosse), cicatrizante, diurética e depurativa. É indicada para problemas intestinais, escorbuto, depurador do sangue e cicatrizante.
Leia mais:
Planta pode combater contusões e hemorragia uterina
Conhecida como Língua de Sapo, chá de planta pode auxiliar no tratamento de artrite
Para o efeito diurético e repositor de potássio, urina com mau cheiro, edemas e inchaços, usa-se uma colher de sopa de raízes fatiadas e adicione um copo de água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome a metade do copo de manhã, em jejum, e a outra metade, à tarde antes das 17:00 horas.
Para infecções intestinais, fraqueza em geral, use uma colher de chá de raízes e uma colher de chá de folhas bem fatiadas em uma xícara de chá de água em fervura. Deixe ferver por cinco minutos e coe. Tome uma xícara de chá, de uma a três vezes ao dia.
ASSUNTOS: beldroega, Plantas medicinais, Cura pela Natureza