Chá verde na melhora do prejuízo de memória, resistência insulínica no cérebro e obesidade
Um estudo publicado no FASEB Journal, com ratos, sugeriu que a epigalocatequina 3 galato (EGCG), a catequina mais abundante e biologicamente ativa do chá verde pode aliviar a resistência insulínica e prejuízo cognitivo induzidos pelo alto teor de gordura e frutose. Estudos prévios mostraram o potencial da EGCG em tratar uma série de doenças humanas, mas até agora, o impacto da EGCG na resistência à insulina e nos déficits cognitivos provocados pela dieta Ocidental permaneciam não esclarecidos.
Por 16 semanas, os pesquisadores monitoraram os ratos e mostraram que aqueles alimentados com uma dieta rica em frutose e gordura (HFFD) tiveram um maior peso corporal final do que os ratos do grupo controle e, um peso corporal final significativamente maior do que os ratos alimentados de HFFD + EGCG. Pesquisadores mostraram também que ratos no grupo HFFD levaram mais tempo para achar a plataforma do que ratos no grupo controle. O grupo HFFD + EGCG tiveram uma menor latência de escape significativa e distancia de escape do que o grupo HFFD em cada teste diário.
Quando a plataforma escondida foi removida para realizar um estudo probatório, os ratos tratados com HFFD gastaram menos tempo no alvo quadrante quando comparados aos ratos controle, com menos cruzamentos na plataforma. O grupo HFFD + EGCG exibiu um aumento significativo no tempo médio gasto no quadrante alvo e tiveram maiores números de cruzamento na plataforma, mostrando que a EGCG pode melhorar o prejuízo de memória induzido pela HFFD.
Referência
https://www.sciencedaily.com/releases/2017/07/170728100933.htm
Veja também
ASSUNTOS: beneficios do chá verde, Chá Verde, cura na natureza, memória boa, obesidade, Plantas medicinais, Cura pela Natureza