Isenção em concurso e folga: confira benefícios que os doadores de sangue têm e não sabem
Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, apenas 1,6% (aproximadamente 3.6 milhões de pessoas) da população brasileira doa sangue regularmente. Além de serem responsáveis por salvar inúmeras vidas, os doadores passam a ter benefícios em tarefas do dia a dia. Entretanto, esses benefícios são pouco conhecidos, inclusive pelos próprios doadores. Conheça alguns deles abaixo:
1. Meia-entrada em eventos culturais
Todos os doadores de sangue têm direito à meia-entrada em estabelecimentos culturais, sendo necessário apenas apresentar a carteirinha de doador de sangue.
2. Folga no trabalho a cada 12 meses
Além disso, um artigo na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) garante que o funcionário que doar sangue e apresentar comprovante da ação tem direito a um dia de folga a cada doze meses.
3. Fila preferencial em bancos e supermercados
Segundo a lei Lei n° 219/09, os doadores também têm o direito de utilizar a fila preferencial em estabelecimentos como bancos e supermercados
4. Isenção total ou parcial para concursos públicos
Alguns concursos públicos possuem isenção (total ou parcial) de taxa para os doadores e chegam a utilizar isso como critério de desempate.
Como obter a carteirinha de doador
As maneiras de conseguir a carteirinha de doador variam pelo Brasil. Procure o banco responsáveis em sua cidade.
Condições para doar
Para doar sangue, a pessoa deve ter dormido ao menos seis das últimas 24 horas e estar devidamente alimentada - respeitando o jejum mínimo de duas horas antes do processo. Além disso, é necessário respeitar o intervalo entre doações: dois meses para homens e três meses para mulheres.
ASSUNTOS: beneficios, doação de sangue, Saúde e Bem-estar