Jovem sofre fratura dupla no maxilar ao mastigar doce
Uma compra de doces terminou em um grave incidente para Javeria Wasim, uma jovem de 19 anos moradora de Toronto, Canadá. Ao morder um doce conhecido como "quebra-queixo", a estudante fraturou o maxilar em dois lugares.
Javeria e uma amiga haviam comprado os doces no final do mês passado, durante as compras de Natal. Ansiosa para chegar ao chiclete que fica no centro da guloseima, Javeria mordeu o doce com mais força do que deveria. O apelido do doce se mostrou literal: o maxilar da jovem não resistiu.
Imediatamente após a mordida, Javeria sentiu uma dor intensa. Sua amiga notou que um de seus dentes da frente estava lascado e outro, mole. Uma ambulância foi chamada e Javeria foi levada para o hospital, onde exames de raio-X e tomografia computadorizada revelaram as duas fraturas no maxilar. O dente mole havia se soltado devido à fratura óssea.
Apesar da forte dor e da dificuldade em abrir a boca, Javeria não imaginava a gravidade da lesão até ser encaminhada para uma cirurgia no dia seguinte. O procedimento, que durou cerca de uma hora, reposicionou sua mandíbula e inseriu uma barra de fixação em suas gengivas superior e inferior, mantendo-a presa com arame por seis semanas. A barra só foi retirada na véspera do Natal.
Como consequência do incidente, Javeria precisará usar aparelho ortodôntico para corrigir os dentes inferiores e os dentes da frente, que se separaram. Atualmente, ela segue uma dieta líquida, à base de shakes e sopas, e expressa o desejo de voltar a comer normalmente assim que a fixação for removida.
ASSUNTOS: Bizarro