Saiba qual a ‘última refeição’ mais pedida por presos condenados a morte famosos
Histórias sobre a última refeição de condenados à morte são um prato cheio para escritores nos EUA. Se você é faminto por curiosidades, conheça alguns dos pedidos mais estranhos e originais.
1) O PEDIDO MAIS GENEROSO
Pedido – Uma pizza vegetariana para ser dada a um morador de rua
Condenado
– Philip Workman
Crime – Assassinato de um policial
Execução – 9/5/2007, por injeção letal, no Tennessee
O generoso pedido de Philip não foi atendido pela prisão – as leis de execução nos Estados Unidos proíbem “terceirizar” a última ceia. Mas o povo se comoveu com a história e doou centenas de pizzas aos desabrigados de Nashville, cidade do estado do Tennessee em que ocorreu a execução. Só para a Union Rescue Mission, instituição que acolhe desabrigados, a doação foi de 170 pizzas. Até em outros estados, como Minnesota, houve doações motivadas pelo pedido de Philip.
2) O DO PRESO MAIS FAMOSO
Pedido – Arroz com frango e água quente com mel – ou hambúrguer com fritas…
Condenado
– Saddam Hussein
Crime – Crimes contra a humanidade
Execução – 30/12/2006, por enforcamento, no Iraque
Ainda não há informação oficial de como o ditador iraquiano matou a fome antes de ser enforcado. Circulam duas versões para o último pedido. A mais aceita é que ele teria comido arroz com frango e tomado água quente com mel – bebida que lembrava sua infância. Mas o site israelense de notícias YnetNews insinuou, ironicamente, que Saddam passara os últimos dias comendo hambúrguer e fritas – prato favorito dos seus inimigos americanos.
3) O MAIS COMUM
Pedido – Cheeseburger duplo com alface, tomate e cebola, molho de salada, ketchup, batatas fritas, leite e um pedaço de bolo de chocolate
Condenado
– Kevin L. Zimmerman
Crime – Roubo e assassinato
Execução – 21/1/2004, por injeção letal, no Texas
O cardápio escolhido por Kevin Zimmerman representa o pedido-padrão dos condenados à morte nos Estados Unidos. O cheeseburger duplo é o prato principal mais solicitado, assim como os complementos fritas, ketchup, leite e chocolate. Outros pedidos que figuram na lista dos pratos mais comuns são filé grelhado, frango frito, ovos com bacon, comida mexicana e refrigerante.
4) O MAIS TRABALHOSO
Pedido – 1 kg de camarão frito, batatas fritas, ketchup, pavê de banana e refrigerante (Hoyt); Filé grelhado, queijo curado, salada com queijo bleu e cerveja (Darryl); Lingüiça defumada, queijo, cheeseburger duplo com picles, cebola, alface e maionese, batatas fritas com ketchup, uma cebola, um pepino, sorvete com bolo e Coca-Cola (James)
Condenado
– Hoyt Clines, Darryl Richley e James Holmes
Crime – Assassinato
Execução – 4/8/1994, por injeção letal, no Arkansas
A última refeição dos três amigos foi inusitada porque a execução do trio ocorreu no mesmo dia, algo incomum. Azar deles e também da cozinha da cadeia, que teve o trabalho triplicado!
5) O MAIS EXAGERADO
Pedido – 15 enchiladas (“panquecas”) com queijo e cebola, anéis de cebola, 8 pedaços de frango frito, 8 pedaços de frango assado, 8 pimentas, 10 tacos completos com recheio de carne, queijo, cebola e molho, 4 cheeseburgers duplos com queijo duplo e bacon duplo, 1 bisteca grelhada sem osso e com molho e 1 torta de pêssego
Condenado
– Mauriceo Brown
Crime – Assassinato durante roubo
Execução – 19/7/2006, por injeção letal, no Texas
O pedido de Mauriceo Brown é um dos recordistas em quantidade de comida. A julgar pelo tanto de rango que ele pediu para uma só refeição, devia ser mesmo difícil o cara se sustentar com um trabalho honesto…
6) O MAIS INACREDITÁVEL
Pedido – Bagre (peixe), batatas fritas, picles e refrigerante
Condenado
– Willie Francis
Crime – Assassinato de um homem
Execução – 9/5/1947, na cadeira elétrica, na Louisiana
Calma, não é bem o pedido que é inacreditável nesta história… Willie assassinou o patrão e foi condenado à cadeira elétrica em maio de 1946. Antes da execução, pediu sorvete, mas o xerife fez questão de mandar trazer o melhor filé grelhado da cidade pra ele. Acontece que a cadeira elétrica falhou e Willie sobreviveu à tentativa de execução! Um ano depois o condenado teve direito à segunda (e desta vez verdadeira!) “última refeição”, para a qual escolheu o pedido acima.
7) O MAIS CHIQUE
Pedido – Filé grelhado, champignon, brócolis gratinado, couve-de-bruxelas, pão de alho com provolone e azeitonas, panquecas de framboesa e suco de abacaxi
Condenado
– Roy Allen Harich
Crime – Assédio, agressão e assassinato
Execução – 24/4/1991, na cadeira elétrica, na Flórida
Segundo os advogados de Roy, o preso que fez um dos pedidos mais refinados dos Estados Unidos bebeu todas, se drogou e por isso cometeu o crime que o condenou à morte. Apesar de requintado na hora do último rango, Roy não foi nada elegante quando assediou e agrediu com facadas e tiros duas adolescentes – uma delas, de 18 anos, morreu.
8) O MAIS LIGHT
Pedido – Uma azeitona preta, com caroço
Condenado
– Robert Buell
Crime – Assassinato de uma garota de 11 anos
Execução – 25/9/2002, por injeção letal, em Ohio
Pode parecer surpreendente a escolha de Robert Buell para sua última refeição, mas são vários os relatos de jejuns e pedidos modestos. Há condenados, por exemplo, que se contentaram apenas com um iogurte ou que só tomaram uma xícara de café. O inusitado da escolha de Robert é que ele alimentava a idéia de “plantar” uma oliveira – símbolo de paz – que brotaria do seu corpo enterrado. A idéia, claro, não deu muito certo e a árvore não vingou. ;-O
GUIA DAS COZINHAS PENAIS
Alguns estados americanos oferecem mais regalias que outros na hora do último rango
Indiana
No estado americano que oferece as melhores condições para o último pedido, o condenado à morte pode trazer convidados e consultar o cardápio de vários restaurantes para escolher o rango. E tudo sem limite de custos!
Illinois
Nas penintenciárias de Illinois vale tudo para satisfazer o condenado, até mandar a equipe de execução capturar um coelho selvagem suculento! Se o preso quiser “comer fora”, é acionado o serviço de entrega dos restaurantes locais
Florida
Antigamente, o estado servia bebida para todos os presos brindarem ao executado. Isso acabou quando um condenado foi para a cadeira elétrica totalmente bêbado… Lá não rola serviço de entrega, mas a cozinha tem várias opções de frutos do mar
Texas
O estado só oferece o que está disponível na cozinha da cadeia. Há quem diga que o cheeseburger duplo é o prato mais pedido pelos condenados nos EUA justamente porque o Texas, o estado que mais executa, não oferece muitas opções.
Veja também
ASSUNTOS: bizarro, condenados a morte, presos famosos, ultima refeição, Bizarro