Boletim de Ocorrência pode ser registrado pela internet
Manaus/AM - Registrar boletim de ocorrência pela Internet é uma boa opção para quem busca comodidade e praticidade, de acordo com o delegado titular da Delegacia Interativa da Polícia Civil do Amazonas, Henrique Brasil. Com uma média de 500 registros diários, a DI se mostra como uma alternativa àqueles que não desejam se dirigir a uma unidade policial para formalizar determinada situação, seja ela um crime ou para se precaver de um.
Conforme o delegado Henrique Brasil, em dezembro do ano passado foram incluídas duas novas opções de casos que podem ser registrados: perturbação da tranquilidade e abandono do lar. A decisão de incluir essas opções, surgiu a partir da grande demanda de situações relacionadas aos fatos nas delegacias. No caso de abandono do lar, que o titular da DI adverte não se tratar de crime, o registro é muito procurado porque os profissionais que atuam na Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) orientam que a formalização seja feita para instruir distintas ações.
“Abandono do lar pode ser definido como a saída voluntária do domicílio conjugal, sem motivo justo e sem consentimento do outro cônjuge, com o intuito de interromper a vida em comum. Já o crime de perturbação da tranquilidade é definido como molestar alguém ou perturbar-lhe a tranquilidade, por acinte ou motivo reprovável”, explicou o delegado.
Além das ocorrências de abandono do lar e perturbação da tranquilidade, também podem ser registrados boletins de acidentes de trânsito sem vítima lesionada, roubo, furto, perda/extravio de objetos e documentos, incluindo Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
“Visando abranger o maior número de pessoas que procuram os serviços da Delegacia Interativa, retiramos as limitações quanto ao valor e ao número de pessoas envolvidas nas ocorrências de roubo e furto. Em relação aos registros que envolvam documentos de veículos é necessário que eles sejam registrados pelo proprietário pessoa física, conforme cadastro no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), não sendo possível realizá-lo quando tratar-se de pessoa jurídica”, informou.
Os boletins podem ser registrados pela internet 24h por dia, inclusive aos fins de semana. Após o preenchimento das informações, o formulário é enviado para os servidores da DI para que seja avaliado, georreferenciado e aprovado. “O boletim pode ser validado em até duas horas. Caso haja alguma inconsistência ou ausência de informações, as orientações são encaminhadas pelo próprio sistema para que sejam feitas as correções”, esclareceu o delegado, ressaltando que o atendimento presencial ocorrerá somente em horário comercial.
O titular da DI assegura que todas as ocorrências criminais serão encaminhadas para a unidade policial competente a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis. Registros não criminais são arquivados pelos servidores da Delegacia Interativa. Brasil destaca que o boletim de ocorrência registrado pela Internet possui o mesmo valor daquele registrado em uma unidade policial de forma física.
“Utiliza-se o mesmo banco de dados e as mesmas informações. A diferença primordial é a comodidade para a população. Hoje em dia, o acesso à Internet é muito mais difundido do que no início da década, motivo pelo qual passou a ser uma opção, não uma obrigatoriedade. O cidadão deve ficar à vontade para decidir se prefere se dirigir à delegacia física para registrar a ocorrência ou fazê-la de onde estiver, pela Internet”, disse.
A Delegacia Interativa pode ser acessada pelo endereço http://www.delegaciainterativa.am.gov.br. A especializada funciona no prédio da Delegacia Geral, na Avenida Pedro Teixeira, nº 180, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste. Melhores informações sobre os serviços oferecidos na unidade policial ou esclarecimento de dúvidas podem ser feitos pelo número de telefone da delegacia: (92) 3214-2235 ou pelo e-mail: [email protected].
Veja também
ASSUNTOS: boletim de ocorrência, crime, delegacia interativa, delito, internet, policial, Policial