Novo videogame impulsiona ações da Nintendo na Bolsa
NOVA YORK - As ações da japonesa Nintendo apresentaram alta de quase 4% no pregão desta sexta-feira. Foi o maior avanço em um mês. A alta ocorreu depois que a companhia lançou seu novo console de videogame, o Switch. Consumidores fizeram fila nos EUA, Canadá, Japão e Austrália para garantir o seu aparelho novo, que chegou às lojas custando US$ 300.
A estimativa inicial da Nintendo era que 2 milhões de unidades do Switch fossem vendidas no primeiro mês. Alguns especialistas já dizem que a demanda pode chegar a 2,5 milhões. Quando a Nintendo anunciou o Switch, analistas colocaram dúvidas sobre a capacidade da companhia de atingir sua meta de vendas por conta do preço do console, mais alto que o do Xbox One, da Microsoft, e o do Playstation 4, da Sony.
O Switch chega ao mercado cinco anos depois do lançamento do Wii U, console que teve um desempenho pífio de vendas. O produto é a grande aposta da companhia para se manter viva em um mercado que vem sendo pressionado pelo avanço dos jogos em smartphones.
Do tamanho de um tablet e com uma tela sensível ao toque, o Switch tem controles sem fio e pode ser usado em qualquer lugar e também ser conectado a uma TV. Ele tem um sistema de jogos on-line que, a princípio, será gratuito, mas posteriormente, terá uma mensalidade. Não há previsão de lançamento oficial no Brasil, já que a Nintendo não tem operação direta no país desde o início de 2015.
ASSUNTOS: bolsa de valores, lancamento, Nintendo, Tecnologia