Bolsonaro inaugura projeto de energia solar idealizado por Eduardo no Minas e Energia
O presidente Jair Bolsonaro inaugurou, nesta segunda-feira (05/08), a primeira etapa da usina solar flutuante instalada no Reservatório de Sobradinho, na Bahia, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).
O projeto de exploração de energia solar em lagos de usinas hidrelétricas com flutuadores é pioneiro no mundo e foi idealizado pelo senador Eduardo Braga (MDB/AM) quando esteve à frente do Ministério de Minas e Energia (MME), entre 2015 e 2016. A tecnologia permite o uso da capacidade ociosa do sistema de transmissão das usinas hidrelétricas e passou por testes em Sobradinho (BA) e na Hidrelétrica de Balbina (AM).
"Estamos felizes ao constatarmos que nossa missão de construir um setor cada vez mais robusto e seguro do ponto de vista energético foi levada adiante. Precisamos de um setor elétrico cada vez mais eficiente e limpo do ponto de vista ambiental, cada vez mais sustentável do ponto de vista social e cada vez mais barato para o consumidor e para a indústria", observou o senador.
"Esperamos que, nos próximos meses, seja entregue a primeira etapa da usina solar do reservatório de Balbina, no Amazonas, o que comprovaria a eficiência da tecnologia por nós desenvolvida no ministério", acrescentou o parlamentar. Confira a manifestação de Eduardo no plenário do Senado:
ASSUNTOS: Bolsonaro, Eduardo Braga, minas e energia, projeto de energia solar, Política