Compartilhe este texto

FH responde a provocação de Bolsonaro no Twitter: 'Cruz, credo!'

Por Portal Do Holanda

05/11/2018 10h18 — em
Brasil



SÃO PAULO - O ex-presidenteFernando Henrique Cardoso (PSDB) e o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) trocaram provocações nos últimos dias. A série de comentários começou com uma crítica feita por FH sobre a eventual política externa brasileira e seguiu para as redes sociais, envolvendo uma foto do tucano lendo um livro de um ex-premiê chinês.

No sábado, durante um evento em Lisboa, Fernando Henrique disse que o governo Bolsonaro pode ser prejudicial à imagem do Brasil no exterior, ao responder a uma pergunta sobre a possibilidade de o Mercosul deixar de ser prioridade para a política externa brasileira.

- Será um impacto, no meu modo de ver, negativo (para a imagem do Brasil no exterior). Ele (Paulo Guedes, futuro ministro da área econômica) disse que o Mercosul não é prioridade, o que abala a relação do Brasil com parceiros do Sul. Foi dito que, eventualmente, o Brasil poderia cortar relações com certos países”, afirmou FH, durante o evento Fronteiras XXI, promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e a emissora RTP 3.

A jornalistas, Fernando Henrique disse ainda que não conhecia Bolsonaro para poder julgá-lo:

- Parece que foi parlamentar por 27 anos. Eu fui presidente durante oito, fui ministro durante dois, fui senador por mais não sei quanto tempo e não o conheço. Nunca o vi ou ouvi. Ouvi só agora, recentemente. Não tenho conhecimento pessoal para julgá-lo - disse.

Bolsonaro reagiu no domingo, publicando uma foto em que Fernando Henrique aparece deitado em uma poltrona lendo o livro "Prisoner of the State", que reúne as memórias do ex-secretário-geral do Partido Comunista da China, Zhao Ziyang, deposto e preso após os protestos da Praça da Paz Celestial, em 1989.

FH respondeu nesta segunda-feira, escrevendo que "A desinformação é péssima conselheira, sobretudo vinda dos poderosos". Segundo FH, o fato de estar lendo o livro é usado como "prova" de que é comunista. "Só faltava essa. Cruz, credo!", respondeu FH.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Bolsonaro, FHC, Mercosul, Brasil

+ Brasil