Botulismo: Consumo excessivo de alimentos em conserva causa doença grave
O botulismo é causado pelo consumo de alimentos contaminados pelo Clostridium botulinum, um bacilo anaeróbico que produz esporos resistentes e é encontrado no solo, nas fezes humanas e de animais e nos alimentos.
A doença se apresenta de três formas: botulismo alimentar, em lactente, das feridas.
O lactente se manifesta nos primeiros meses de vida, e causam desde problemas gastrintestinais a síndrome da morte súbita. O das feridas é causado por lesões traumáticas ou cirurgias infectadas pelo Clostridium botulinum e o uso de drogas injetáveis.
A mais comum é o botulismo pela ingestão de alimentos contaminados, na maioria dos casos, alimentos em conserva, especialmente o palmito e os embutidos, e até mesmo conservas feitas em casa.
Os principais sintomas são visão dupla e embaçada, fotofobia, queda da pálpebra, tonturas, intestino preso e dificuldade para urinar. O período de encubação varia de algumas horas a oito dias, e a intoxicação compromete gradualmente o sistema nervoso, e manifesta dificuldade para engolir, falar e de locomoção. O sintoma mais grave é a paralisia dos músculos respiratórios, que pode ser fatal.
Veja também
ASSUNTOS: botulismo, doença enlatados, embutidos, enlatados, Saúde e Bem-estar