Suframa participa de reunião do Parlamento Amazônico em Porto Velho
Nesta quarta-feira, 23, a titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), economista Rebecca Garcia, participará, em Porto Velho/RO, da 6ª Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico, quando a superintendente abordará temas relacionados ao Zona Franca Verde.
O evento começa às 9h, na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), em Porto Velho, e terá a participação de parlamentares de nove Estados, inclusive da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
A superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, vai abordar, além dos tópicos ligados ao Zona Franca Verde (ZFV), como incentivos que serão dados à produção industrial nas Áreas de Livre Comércio (ALCs), o potencial exportador das regiões onde se localizam as ALCs.
O principal incentivo do Zona Franca Verde é a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), em nível federal, desde que os itens sejam fabricados nas Áreas de Livre Comércio e com a utilização preponderante de matéria-prima regional.
De acordo com Rebecca Garcia, a exportação, não só de produtos das ALCs por meio dos incentivos do Zona Franca Verde, assim como também daqueles já manufaturados na Zona Franca de Manaus (ZFM), é uma das rotas ampliadoras de mercados para a indústria incentivada na área de abrangência da Suframa.
Áreas de Livre Comércio
A Suframa, informa a superintendente, administra, hoje, sete ALCs que estão localizadas em Tabatinga/AM, em Boa Vista e Bonfim, no Estado de Roraima, em Cruzeiro do Sul e Brasileia, no Acre, em Guajará-Mirim/RO, e Macapá-Santana, no Amapá.
Além do papel da Suframa no desenvolvimento da região, temas como a restauração da BR-319 – a Manaus/Porto Velho - a geração e distribuição de energia na Amazônia também serão discutidos pelos participantes da reunião do Parlamento Amazônico.
ASSUNTOS: BR-319, energia, parlamento amazônico, Porto Velho, Rebecca Garcia, Suframa, Amazonas