Sandra Braga e senadores do PMDB se reúnem com ministro das Minas e Energia
A convite do ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, a senadora Sandra Braga e demais senadores da bancada do PMDB no Senado estiveram nesta terça-feira, 10, no Ministério para conhecer a situação do setor elétrico no país.
Durante o encontro, técnicos do órgão apresentaram um panorama do setor no país, assim como o planejamento do governo para o curto, médio e longo prazos da expansão do sistema elétrico brasileiro.
Foram apresentadas as diferenças do setor elétrico atual e em 2001. Além do aumento da oferta de energia – hoje são mais de 133 mil megawatts (MW) contra cerca de 70 mil em 2001 –, os principais destaques são o aumento da oferta da energia térmica, que passou de cinco mil MW para mais de 20 mil MW.
“Todos estes fatores mostram um setor mais robusto e diversificado. Combinando termelétrica, biomassa e eólicas, linhas de transmissão e diversas e diferentes bacias hidrodrológicas, estamos conseguindo passar com menos água reservada e com menos chuva do que 2001 sem fazer racionamento”, admite Eduardo Braga.
Os técnicos do Ministério apresentaram também dados da matriz energética brasileira e as perspectivas para o setor, com expansão da participação de energias renováveis, como solar e eólica, à matriz.
Para a senadora Sandra Braga, a reunião das equipes técnicas do ministério com os senadores do partido mostra a disposição ao diálogo entre o Executivo e o Legislativo, mas “em especial uma oportunidade para os senadores debaterem um tema de suma importância para o país”.
Também participaram da reunião o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), o líder do PMDB na Casa, Eunício Oliveira (CE), o presidente do partido, Valdir Raupp, o senador Edison Lobão (MA), antecessor de Braga como ministro de Minas e Energia e demais senadores peemedebistas.
ASSUNTOS: Braga, Minas, sandra, Política