Compartilhe este texto

2º projeto da reforma tributária será votado nesta segunda pela Câmara

Por Portal Do Holanda

26/08/2024 9h38 — em
Brasil


Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados começa, nesta segunda-feira (26), a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/24, que regulamenta a gestão do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A sessão está agendada para as 17h e focará nos destaques dos partidos que propõem alterações no texto.

No último dia 13, o Plenário aprovou o texto-base do relator Mauro Benevides Filho (PDT-CE), que inclui mudanças como a inclusão de planos previdenciários PGBL e VGBL na incidência do imposto. Uma emenda proposta por Domingos Neto (PSD-CE) visa excluir esses planos da tributação. Além disso, o projeto aborda o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD) e o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Uma emenda de Ricardo Salles (PL-SP) sugere que o valor venal para o ITBI seja o declarado pelo contribuinte, com possibilidade de revisão pelo Fisco municipal.

O PLP 108/24 também propõe a criação do Comitê Gestor do IBS (CG-IBS), responsável por coordenar a arrecadação e a fiscalização do imposto. Dentre as atribuições do comitê, está a avaliação de políticas sociais e econômicas, uma função que enfrenta oposição. Outras emendas incluem a possibilidade de transferência de créditos de ICMS para IBS e a proposta de um Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF) pelo deputado Ivan Valente (Psol-SP), com alíquotas progressivas.

Para a aprovação ou alteração do projeto, é necessário o voto favorável de 257 deputados.
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil