Anvisa aprova novo teste para detectar Febre Maculosa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na terça-feira (4), um novo teste para auxiliar no diagnóstico da febre maculosa, chamado de kit "IBMP Biomol Rickettsiose".
Esse novo teste é capaz de detectar a presença das bactérias do gênero Rickettsia spp. e Rickettsia rickettsii, responsáveis pela doença, identificando o material genético no sangue.
Utilizando a tecnologia de PCR, o teste é o segundo registrado no país para o diagnóstico da doença. A Anvisa recomenda que o exame seja realizado por profissionais especializados em biologia molecular.
No mês passado, quatro pessoas morreram em decorrência da febre maculosa após visitarem uma fazenda em Campinas, em São Paulo.
A febre maculosa é transmitida pela picada do carrapato-estrela e possui uma alta taxa de letalidade. Seus sintomas incluem febre, manchas vermelhas, dores no corpo, dor de cabeça, perda de apetite e falta de energia.
Como os sintomas são parecidos com outras doenças, o diagnóstico é mais demorado o que contribui para o agravamento do quadro.
ASSUNTOS: Brasil, Saúde e Bem-estar