Compartilhe este texto

Anvisa decide que venda de Ozempic deve exigir receita

Por Portal Do Holanda

16/04/2025 18h11 — em
Brasil


Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil
ouça este conteúdo

A Anvisa decidiu nesta quarta-feira (16) que medicamentos análogos ao GLP-1, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro, só poderão ser vendidos com retenção de receita médica nas farmácias. A medida busca restringir o uso dos produtos fora das indicações aprovadas na bula, reduzindo os riscos de automedicação e garantindo o acesso às pessoas que realmente precisam deles para tratar diabetes tipo 2 e obesidade.

A retenção de receita será semelhante às regras aplicadas a antibióticos, exigindo que a 2ª via do documento seja armazenada e respeitando o prazo de validade da prescrição. A decisão vem após a identificação de altas taxas de eventos adversos relacionados ao uso não indicado, como casos de pancreatite, que foram mais frequentes no Brasil em comparação ao índice global. A Anvisa ressaltou que o perfil de segurança desses medicamentos a longo prazo ainda é desconhecido.

Entidades como a Abeso e sociedades médicas de diabetes e endocrinologia apoiaram a medida, alertando para os riscos do uso desses fármacos para fins estéticos sem acompanhamento adequado. Além disso, a agência decidiu monitorar farmácias de manipulação que também operam com esses medicamentos, ampliando o controle para assegurar um uso mais responsável e seguro.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil