Anvisa libera venda excepcional de álcool 70% devido às enchentes no RS

ouça este conteúdo
|
readme
|
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu comunicado nesta sexta-feira (10), autorizando a comercialização e doação de álcool etílico na concentração de 70% até agosto deste ano.
Essa medida visa facilitar o acesso a métodos apropriados de limpeza e higienização para as vítimas das recentes enchentes no Rio Grande do Sul. Temporariamente, essa ação excepcional revoga a resolução anterior que proibia a venda livre de álcool 70% a partir de 30 de abril deste ano, seguindo um precedente similar estabelecido durante a pandemia de Covid-19. É importante destacar que o álcool líquido 70% para uso profissional permanece liberado.

Fim da reeleição para senadores e deputados oxigena a democracia
Em dezembro de 2022, a Anvisa já havia emitido uma resolução permitindo a venda livre do álcool 70%, líquido, até 31 de dezembro de 2023. Após essa data, a venda continuaria permitida por até 120 dias após o término da vigência da resolução, para esgotamento de estoque.
A nova resolução, publicada hoje no Diário Oficial da União, autoriza a venda livre de álcool 70% na forma líquida, devidamente regularizada na Anvisa, até 31 de agosto de 2024.
Segundo a Anvisa, essa medida é de "especial relevância neste momento", considerando que muitas pessoas podem estar enfrentando dificuldades para acessar métodos adequados de limpeza, higienização de objetos e antissepsia das mãos, ações fundamentais para prevenir doenças decorrentes de situações de enchentes.
O órgão ressalta que os produtos disponibilizados devem estar devidamente regularizados e que a comercialização será permitida até 90 dias após o término da vigência da Resolução.

ASSUNTOS: Brasil