Compartilhe este texto

Após denúncias, Conselho proíbe internação de crianças em comunidades terapêuticas

Por Portal Do Holanda

12/07/2024 10h33 — em
Brasil


Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente publicou, nesta sexta-feira (12), uma resolução que proíbe a internação de crianças e adolescentes em comunidades terapêuticas, vinculadas ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. 

A medida se aplica a entidades privadas que acolhem pessoas com transtornos relacionados ao uso de drogas, permitindo apenas a internação de adultos. A resolução determina que, em situações de urgência, o acolhimento deve ser feito preferencialmente em Centros de Atenção Psicossocial (Caps), hospitais ou Unidades de Acolhimento Infanto-juvenil de Saúde (Uais). 

O Poder Executivo também terá que identificar crianças internadas e elaborar um plano para seu reencaminhamento a unidades adequadas.

A decisão foi motivada por denúncias de violações de direitos, como trabalhos forçados e restrições de contato familiar e acesso à educação. O conselho destacou que a internação representa privação de liberdade, infringindo direitos constitucionais.
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil