Após Janja xingar Musk, deputado pede para Itamaraty criar regras para primeiras-damas
Após a polêmica ofensa de Janja, esposa do presidente Lula, ao empresário Elon Musk durante evento paralelo no G20, o deputado federal Evair de Melo (PP-ES), alinhado ao bolsonarismo, protocolou um requerimento na Câmara pedindo ao Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) que crie protocolos rigorosos para a atuação de primeiras-damas em eventos oficiais.
Segundo o parlamentar, a medida visa evitar constrangimentos à imagem do Brasil, especialmente após a fala de Janja, que disse “Fuck you, Elon Musk”, durante um discurso sobre desinformação. Melo criticou o uso de uma linguagem considerada inadequada e que, segundo ele, comprometeu as relações internacionais do Brasil com os Estados Unidos.
No requerimento, o deputado sugere que o Itamaraty desenvolva orientações claras sobre conduta e linguagem para figuras públicas, além de treinamento básico em relações internacionais, visando preservar os interesses do Brasil. Ele também propõe que haja supervisão direta para garantir que os discursos estejam alinhados aos valores da política externa brasileira.
A repercussão do caso ganhou força nas redes sociais, dominadas pela direita, com mais de 8 milhões de interações e destaque de figuras como Elon Musk e parlamentares como Damares Alves e Eduardo Bolsonaro. Apesar do clima crítico, algumas vozes da centro-esquerda também se manifestaram contra a postura de Janja, refletindo a divisão política sobre o incidente.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil