Compartilhe este texto

Arquiteta faz festa de divórcio com votos de amor-próprio e buquê de 'dezcasamento'

Por Portal Do Holanda

13/12/2024 11h05 — em
Brasil


Foto: Uênia Barros

Uma jovem arquiteta de 34 anos realizou uma celebração inusitada para marcar o fim de seu casamento de 17 anos, no último sábado (7). A festa de Yane Diniz, batizada de "dezcasamento", reuniu amigos próximos para celebrar o recomeço. A jovem usou o trocadilho para fazer referência à data que marcaria os dez anos de seu casamento.

A ideia surgiu como uma forma de transformar um momento doloroso em uma experiência positiva. Yane explica que a data coincidia com o que seria o aniversário de dez anos de seu casamento, e ela não queria que essa data fosse associada apenas a lembranças negativas.

A celebração contou com votos de amor-próprio, um buquê temático e uma carta celebrando o novo ciclo. A arquiteta também ressignificou suas alianças de casamento, transformando-as em novas joias com significados especiais.

“Quis criar um rito para marcar esse recomeço, algo que nunca se convencionou. O fim é sempre visto como derrota, mas não precisa ser assim. Quando liberamos o que precisa ir embora, coisas boas acontecem”,  afirma Yane.

Traição

Yane sofreu uma traição e decidiu se divorciar. Ao tomar essa decisão, ela não apenas lidou com a dor da traição, mas também com julgamentos e expectativas sociais. 

Muitos me culparam por não cuidar direito da família, outros sugeriram que eu mantivesse o casamento pelo padrão de vida ou pelo meu filho. Mas a ideia de me sujeitar a isso era insuportável”, disse.

Segundo a arquiteta, o evento foi um movimento bonito de compaixão entre mulheres. “Minhas amigas, minha mãe e minha rede de apoio foram fundamentais para que eu me mantivesse firme nesse processo”, finalizou.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil