Asteroide que ameaçava a Terra agora pode atingir a Lua

ouça este conteúdo
|
readme
|
O asteroide 2024 YR4, que inicialmente causou preocupações devido à possibilidade de atingir a Terra, teve sua probabilidade de impacto terrestre descartada após novas observações. Com cerca de 60 metros de diâmetro, a rocha espacial já foi considerada com um risco "alto" de colisão de 3,1%, mas cientistas agora asseguram que não representará perigo para o nosso planeta na data estimada de 22 de dezembro de 2032.
Por outro lado, as chances de o asteroide colidir com a Lua aumentaram para 3,8%, de acordo com a NASA. Especialistas destacam que, embora a probabilidade continue baixa, um impacto seria uma oportunidade científica única para analisar a formação de crateras lunares e ampliar os estudos de defesa planetária. O evento também seria visível com telescópios e, possivelmente, binóculos.

Direita prega a intolerância em ato pela anistia
Os novos dados, obtidos pelo telescópio James Webb, apontam que o 2024 YR4 possui um tamanho entre 53 e 67 metros, suficiente para ativar medidas de defesa planetária caso ainda houvesse riscos à Terra. Cientistas reforçam que, embora as hipóteses de impacto sejam mínimas, o monitoramento contínuo do asteroide permanece essencial para avanços no campo da segurança espacial.

ASSUNTOS: Brasil