Bandeira tarifária fica verde em dezembro e alivia contas de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira, 29 de novembro, que a bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde. A notícia é uma ótima para os consumidores, já que significa um alívio nas contas de luz.
Com a bandeira verde, não haverá cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos, como ocorria na bandeira amarela, que vigorou em novembro. A mudança se deve à expressiva melhora das condições de geração de energia no país, impulsionada pelo período de chuvas mais intenso das últimas semanas.
"Após a vigência da bandeira amarela em novembro, a expressiva melhora das condições de geração de energia no país permitiu a mudança para a bandeira verde em dezembro, deixando-se de cobrar o adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos", informou a Aneel em nota.
Implantado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias serve como um sinalizador para o consumidor sobre o custo real da geração de energia no momento do consumo. Ou seja, a cor da bandeira indica se a energia está mais cara ou mais barata, permitindo que o consumidor ajuste seu consumo, se assim desejar.
Entenda as cores das bandeiras:
Verde: Indica condições favoráveis de geração de energia, com baixo custo.
Amarela: Sinaliza custos de geração de energia mais elevados.
Vermelha: Indica custos de geração de energia ainda mais elevados.

ASSUNTOS: Brasil