Compartilhe este texto

Berthasaura Leopoldinae: Museu Nacional anuncia descoberta de novo dinossauro

Por Portal Do Holanda

18/11/2021 15h25 — em
Brasil


Foto: Divulgação

O Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou a descoberta de um novo dinossauro brasileiro nesta quinta-feira (18). Segundo especialistas, o fóssil Berthasaura Leopoldinae é o mais completo fóssil de dinossauro cretáceo já descoberto no Brasil. Isso de acordo com o G1.

Esta espécie viveu no Brasil entre 70 e 80 milhões de anos atrás e tem o nome em homenagem à pesquisadora brasileira Bertha Lutz, Rainha Maria Leopoldina e a Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense.

O fóssil foi encontrado em uma área rural de Cruzeiro Duoste, no Paraná, em um local denominado "Cemitério dos Pterodáctilos". A escavação ocorreu entre 2011 e 2014.

“Temos o crânio e o queixo, a coluna vertebral, o tórax e a cintura pélvica, além dos restos dos membros anteriores e posteriores, o que faz de Bertha um dos dinossauros mais completos já descobertos no período Cretáceo no Brasil”, disse Alexandre Kellner, diretor do Museu Nacional. De acordo com Kellner, é um réptil de feições únicas no crânio e está em um ótimo nível de conservação. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil