Bolsonaro 'planejou, atuou e teve domínio' sobre tentativa de golpe; veja relatório da PF na íntegra
A Polícia Federal (PF) concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve ativamente envolvido no planejamento e execução de atos destinados a um golpe de Estado no Brasil.
Em seu relatório final, divulgado nesta terça-feira (26), a PF afirma que Bolsonaro “tinha plena consciência e participação ativa” em ações clandestinas para subverter a ordem democrática, embora o golpe não tenha se concretizado por motivos alheios à sua vontade. O ex-presidente foi indiciado, juntamente com outras 36 pessoas, por envolvimento em uma organização criminosa com o objetivo de derrubar o regime democrático.
“Os elementos de prova obtidos ao longo da investigação demonstram de forma inequívoca que o então presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva dos atos executórios realizados pela organização criminosa que objetivava a concretização de um Golpe de Estado e da Abolição do Estado Democrático de Direito, fato que não se consumou em razão de circunstâncias alheias à sua vontade”, disse a PF.
O relatório conclusivo da PF tem 884 páginas. Veja o relatório completo clicando aqui ou nos documentos abaixo:
Clique para baixar arquivo
Clique para baixar arquivo
Clique para baixar arquivo
Clique para baixar arquivo
Veja também
ASSUNTOS: Brasil