Compartilhe este texto

Brasil bate recorde de emissão de carbono, aponta monitoramento

Por Portal Do Holanda

24/09/2024 19h07 — em
Brasil


Foto: Divulgação

Dados do Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus (Cams), da União Européia, revelam que o Brasil atingiu o maior nível de emissão de carbono desde o início do monitoramento, há mais de duas décadas. As queimadas florestais, que aumentaram quase 100% em relação a 2023, são as principais responsáveis por essa situação alarmante.

Até o momento, foram registradas 180 megatoneladas de carbono liberadas na atmosfera devido aos incêndios florestais, um volume equivalente ao recorde estabelecido em 2007. A situação é ainda mais grave se considerarmos que apenas em setembro, cerca de 60 megatoneladas de carbono foram emitidas, principalmente na Amazônia.

As regiões Norte e Sul, especialmente o Amazonas e Mato Grosso do Sul, concentram a maior parte das emissões de carbono e do número de focos de incêndio. No entanto, o Centro-Oeste e o Sudeste também registraram um aumento expressivo nas queimadas, com aumentos de 248% e 202%, respectivamente.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil