Compartilhe este texto

Brasil deve se opor à entrada da Venezuela no Brics, sinaliza Lula

Por Portal Do Holanda

21/10/2024 16h38 — em
Brasil


Foto: Reprodução/Canal Gov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou que o Brasil se posicionará contra a adesão da Venezuela ao Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Lula, que se recupera de uma queda em sua residência oficial e participará da reunião em Kazan por videoconferência, orientou sua equipe, liderada pelo chanceler Mauro Vieira, sobre a questão.

A decisão é embasada na postura da Venezuela sob o regime de Nicolás Maduro, que não cumpriu acordos internacionais relativos a eleições limpas e auditáveis, comprometendo a confiança no processo democrático. Desde que Lula se recusou a reconhecer a "vitória" autoproclamada de Maduro, ambos passaram a ser alvo de críticas por parte do ditador.

Além disso, a Suprema Corte da Venezuela impôs sigilo sobre as atas eleitorais, que nunca foram divulgadas, dificultando a verificação da legitimidade das eleições. O ex-candidato da oposição, Edmundo González, atualmente refugiado na Espanha, representa uma voz de contestação ao regime de Maduro.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil