Brasil pode ficar inabitável em 50 anos, diz pesquisa da Nasa
Um estudo da NASA identificou cinco regiões no planeta que podem ficar inabitáveis nos próximos 50 anos. Entre as regiões estão o Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste do Brasil. A pesquisa foi divulgada pelo jornal O Globo.
Os cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA realizaram uma análise detalhada das temperaturas extremas de calor e umidade ao redor do mundo. Utilizando imagens de satélites e projeções da temperatura de bulbo úmido, além da temperatura mínima do ar necessária para a evaporação da água, os pesquisadores buscaram entender melhor os limites da sobrevivência humana sob essas condições.
De acordo com os cientistas, o corpo humano é capaz de suportar uma temperatura de 45°C com 20% de umidade. No entanto, quando a umidade ultrapassa 40%, essa combinação pode se tornar fatal, pois a capacidade do corpo de suar e dissipar calor é drasticamente reduzida. A adaptação humana a essas condições extremas por períodos prolongados ainda é uma incógnita, destacando a urgência de pesquisas adicionais e de ações para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
ASSUNTOS: Brasil