Compartilhe este texto

Cachorro será indenizado após ganhar ação judicial contra ex-tutor por maus-tratos

Por Portal Do Holanda

26/04/2025 7h53 — em
Brasil


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
ouça este conteúdo

O cachorro Tokinho, vítima de maus-tratos em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, será indenizado após vencer uma ação judicial contra o ex-tutor. O caso de agressão ocorreu em junho de 2023 e foi registrado por câmeras de segurança.

Em setembro do mesmo ano, o Grupo Fauna de Proteção aos Animais, Organização Não-Governamental (ONG) que acolheu Tokinho na época, entrou com um pedido de indenização por danos morais em nome do animal, que foi aceito como parte legal do processo pela juíza responsável.

A sentença foi proferida nesta sexta-feira (25) pela juíza Poliana Maria Cremasco Fagundes Cunha Wojciechowski. Abynner de Andrade Ferreira Kosofski, ex-tutor do cachorro, foi condenado a pagar R$ 5 mil por danos morais, valor que deverá ser utilizado exclusivamente em favor de Tokinho pela nova tutora, com prestação de contas. Além disso, ele foi condenado a ressarcir o Grupo Fauna em R$ 820 pelos custos com alimentação, cuidados e segurança prestados ao animal durante o acolhimento.

Em nota, a advogada Angela Makoski, que defende Abynner, afirmou que irá recorrer da decisão, por considerá-la injusta e contrária às provas apresentadas.

Já o advogado Vinicius Traleski, representante de Tokinho e do Grupo Fauna, comemorou a decisão judicial. “Essa decisão é muito importante não só para o Tokinho, como para a luta pelos direitos dos animais como um todo. Representa um grande avanço na causa animal. Não se trata apenas de um valor monetário, mas sim da resposta da Justiça a uma conduta criminosa cometida contra um animal indefeso. Que decisões como essa sejam cada vez mais frequentes e sirvam para conscientizar as pessoas de que os animais possuem direitos constitucionais que devem ser protegidos, sob pena de responsabilização criminal e civil”, afirmou.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil