Compartilhe este texto

Câmara aprova projeto que assegura a consumidor não ser lesado por conta paga antecipadamente

Por Portal Do Holanda

14/03/2024 10h44 — em
Brasil


Foto: Freepik
Foto: Freepik
ouça este conteúdo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (13) o Projeto de Lei nº 6280/19, que evita que o consumidor seja penalizado por inverter a ordem de pagamento de boletos. 

O projeto é um substitutivo da deputada Gisela Simona (União-MT) e que altera o Código de Defesa do Consumidor. Segundo ela, “não faz sentido que um consumidor que pagou ao credor o exato valor de prestação a vencer seja penalizado pela cobrança de encargos moratórios quando esse erro pode ser corrigido de forma simples”. 

Pelo texto aprovado, o consumidor tem o direito de pedir que a prestação paga antecipadamente compense a parcela vencida no mês, sem incidência de juros, desde que elas tenham valores idênticos. Se houver desconto de pontualidade, o consumidor pode se aproveitar dele. 

A proposta vai ser analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil