Compartilhe este texto

Cantor Gutto Xibatada morre por complicações causadas por Mpox no Pará

Por Portal Do Holanda

25/04/2025 19h50 — em
Brasil


Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais
ouça este conteúdo

O cantor paraense Augusto Demétrio Neto, conhecido como Gutto Xibatada, de 39 anos, morreu por complicações causadas pelo vírus da Mpox (conhecida como varíola dos macacos). 

A morte ocorreu na terça-feira (22) e foi confirmada nesta sexta (25) pela Prefeitura de Belém, no Pará. De acordo com a família da vítima, Gutto apresentou os sintomas da doença por cerca de um mês. 

O artista faleceu horas após dar entrada no Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, em Belém. Nas redes sociais, a irmã de Gutto informou que bolhas começaram a aparecer no corpo dele, e logo se espalharam. 

"Ele estava escondendo de todos, começou a aparecer em pequenos lugares, bem discretamente. As bolhas acabaram se espalhando e comprometendo a saúde, pois ele era asmático. A doença atacou os pulmões, e ele ficou sem fala, visão e toque. No último dia, estava muito mal, com o nariz obstruído e a boca, pois já não conseguia mais se alimentar", relatou.

Durante o período em que a doença começou a se manifestar, Gutto viajou para o Rio de Janeiro e também para a Bahia. Após retornar para Belém, ele procurou atendimento médico, foi medicado e foi orientado a ficar em isolamento domiciliar.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil