Carrefour recua após boicote e reconhece qualidade da carne brasileira
Após gerar uma crise com o setor agropecuário brasileiro, o Grupo Carrefour emitiu um pedido formal de desculpas, nesta terça-feira (26) e reconheceu a alta qualidade da carne produzida no país.
O CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, havia questionado a qualidade sanitária da carne brasileira, o que irritou o setor e o Ministério da Agricultura.
O empresário disse, na semana passada que iria suspender a compra de carne do Mercosul, o que gerou uma onda de protestos e boicotes por parte de frigoríficos brasileiros e do governo
Diante da forte reação, o Carrefour voltou atrás e, em carta enviada ao ministro Carlos Fávaro, reconheceu o erro e afirmou que a decisão de não comprar carne do Mercosul era válida apenas para a França. A empresa também reforçou seu compromisso com a agricultura brasileira, destacando a alta qualidade e o sabor da carne produzida no país.
Boicote surtiu efeito
A rápida resposta do Carrefour foi atribuída ao boicote promovido pelos frigoríficos brasileiros, que interromperam o fornecimento de carne para a rede. A medida foi apoiada pelo governo federal e por entidades do setor.
Com a retratação do Carrefour, a expectativa é que a relação entre a empresa e os produtores brasileiros seja normalizada. A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) comemorou o pedido de desculpas e espera que as operações da rede francesa sejam reestabelecidas.
Entenda o caso
O CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, anunciou na última quarta-feira (20) que a empresa estava se comprometendo a não vender carne proveniente do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). Em comunicado, Bompard afirmou que o Carrefour estaria disposto a assumir esse compromisso, independentemente do preço ou quantidade oferecida pelos países do bloco.
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